ATUAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM AOS USUÁRIOS ASSISTIDOS PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO CONTROLE DA DIABETES MELLITUS TIPO 2
Resumo
O Diabetes Mellitus é uma síndrome de etiologia múltipla,decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da mesma de exercer adequadamente seus efeitos, resultando em resistência insulínica. Caracterizase pela presença de hiperglicemia crônica, frequentemente, acompanhada de dislipidemia, hipertensão arterial e disfunção endotelial. Essa enfermidade representa um considerável encargo econômico para oindivíduo e para a sociedade, especialmente quando mal controlada, sendo a maior parte dos custos diretos de seu tratamento relacionada às suas complicações, que comprometem a produtividade, a qualidade de vida e a sobrevida dos indivíduos, e que, muitas vezes, podem ser reduzidas, retardadas ou evitadas.: Este estudo aborda as experiências vivenciadas por acadêmicos de Enfermagem e professora durante o Estágio Supervisionado I em Saúde Coletiva, desenvolvida na 8ª fase do Curso de Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Tais atividades aconteceram nos meses de agosto e setembro de 2020. O público alvo são usuários de abrangência da Unidade Básica de Saúde em acompanhamento da diabetes Melittus tipo 2, de ambos os sexos. As etapas do estudo constituíram-se principalmente, do conhecimento do perfil da população atendida pela unidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.