PROGRAMA DE EXERCÍCIOS FUNCIONAIS E DE ALONGAMENTO PARA PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA (IRC) ATENDIDOS NA CLÍNICA RENAL DO EXTREMO OESTE
Resumo
O objetivo deste artigo é realizar um relato da experiência de implementação de um programa de exercícios físicos para pacientes com IRC atendidos na Clínica Renal do Extremo Oeste Catarinense. A amostra está sendo composta por 16 pacientes adultos. O programa de exercícios físicos é realizado 5 vezes por semana no espaço da recepção da Clínica Renal do Extremo Oeste e ocorre no período pré-dialítico. O programa foi organizado levando em conta a anamnese aplicada aos pacientes e sua individualidade biológica. Podemos observar que os pacientes realizam as sessões de forma muito motivadora e compreendem a importância desses exercícios como coadjuvantes no tratamento. Vários deles relatam maior disposição, menos ocorrência de câimbras e melhora nas suas atividades diárias. Esse fato vai ao encontro dos achados realizados na revisão de literatura, os quais mostram, de forma geral, os benefícios positivos da inserção dos exercícios físicos na capacidade de realização de atividades diárias, melhorando a capacidade funcional e a qualidade de vida desses pacientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.