AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE AÇAFRÃO (CURCUMA LONGA L.), CULTIVADO EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO DE HORTALIÇAS NO OESTE DE SANTA CATARINA.
Resumo
A cúrcuma é uma espécie vegetal com potencial para utilização na indústria de alimento. O presente estudo teve por objetivo avaliar a produtividade do açafrão-daterra, submetido a densidades de plantio com diferentes tipos de rizomas, no Município de Maravilha no Oeste de Santa Catarina. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos ao acaso, em esquema fatorial (2x5), com três repetições, sendo constituídos de dois tipos diferentes de rizomas, sendo rizoma primário (rizoma principal com aproximadamente 30 gramas) e rizoma secundário (rizoma secundário com aproximadamente 15 gramas) e 05 densidades de semeadura, compostos pela densidade de 50, 100, 150, 200 e 250 mil plantas ha-1. A colheita foi realizada 236 dias após o plantio. Também foram realizadas a determinação da altura de plantas na fase vegetativa (120 dias após plantio). Os resultados obtidos no experimento foram submetidos à análise de variância (ANOVA) pelo teste F (P≤0,05). Conclui-se que, o tipo de rizoma influencia diretamente a produtividade final, salienta-se que preferencialmente devem ser utilizados rizomas primários e secundários. O plantio do açafrão deve ser realizado utilizando-se de 100 a 150 mil plantas/ha, o que possibilita otimizar a área e aumentar a produtividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.