AVALIAR A EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DO USO DE REGULADOR/INDUTORES DE CRESCIMENTO SOBRE O RENDIMENTO DA CULTURA DA SOJA(GLYCINE MAX (L.) MERRILL).

Autores

  • André Sordi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Juliana Bonetti

Resumo

O presente trabalho refere-se à avaliação de rendimento da cultura da soja submetida à utilização de doses crescentes de regulador de crescimento. As variáveis analisadas foram o rendimento do soja (kg/ha), teor de proteína bruta, número de vagens e número de grãos/vagens, a massa de mil sementes do soja, a taxa de exportação dos nutrientes (PK), teor de fósforo e potássio da cultura da soja, submetida à utilização de doses crescentes de regulador de crescimento. Os tratamentos foram submetidos por doses de mesmo bioestimulante Stimulate, aplicados nas sementes em vários estádios de desenvolvimento, com dosagens crescentes. O delineamento utilizado é blocos casualizados em esquema fatorial com 7 tratamentos e 03 repetições. As avaliações constataram na coleta de cinco plantas aleatórias por parcela, amostradas em estádio R8. O rendimento não teve diferença com a aplicação do bioestimulante, isso se deve a outros fatores consideráveis para a obtenção do mesmo assim como clima e manejo. Outros aspectos em relação a vagens por planta onde a aplicação gradual do Stimulate houve resultados graduais em relação as doses aplicadas. A qualidade do peso de 1000 sementes pode ser levado em consideração a não aplicação do stimulate e sim a densidade de plantas e espaçamento ente linhas e entre plantas. Os teores nutricionais foram satisfatórios com a aplicação foliar, aumentando assim a absorção e a utilização dos nutrientes. Demonstrando que a tratamento de sementes junto com o uso do bioestimulate teve rendimento crescente em relação das doses utilizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Sordi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Engenheiro Agrônomo. Msc em Ciências do Solo.

Downloads

Publicado

2020-09-02

Como Citar

Sordi, A., & Bonetti, J. . (2020). AVALIAR A EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DO USO DE REGULADOR/INDUTORES DE CRESCIMENTO SOBRE O RENDIMENTO DA CULTURA DA SOJA(GLYCINE MAX (L.) MERRILL). Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 5, e26203. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/26203

Edição

Seção

Área das Ciências Agrárias – Resumos