PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE ALFACE (LACTUCA SATIVA L.) EM FUNÇÃO DE TIPOS DE TELAS DE SOMBREAMENTO NO MUNICÍPIO DE MARAVILHA-SC
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de tipos de tela de sombreamento sobre a produção de alface. O trabalho foi conduzido no município de Maravilha/SC e o delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizado em esquema fatorial 2x3, com três repetições. Os tratamentos foram constituídos de duas cultivares de alface (crespa verde e roxa) e três níveis de sombreamento (0%, 50% e 70%). As cultivares de alface foram avaliadas quanto à altura da planta, diâmetro da cabeça e peso fresco. Após a analise dos dados coletados, entende-se que a variação da ocorrência da luz solar no desenvolvimento da altura nas cultivares Crespa e Roxa, fazendo o uso de sombrite, não gerou uma diferença significativa na altura, o mesmo ocorreu com o diâmetro e peso das plantas. Parta ambas as cultivares apresentaram diferença, sendo maior a produção de massa fresca e diâmetro quando comparado a nenhum tipo de sombreamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.