APAC - ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS CONDENADOS: UM METÓDO ALTERNATIVO PARA A RECUPERAÇÃO DO CONDENADO NO SISTEMA PRISIONAL
Resumo
O presente artigo tem como objetivo efetuar uma revisão bibliográfica do método APAC, uma alternativa viável para o caos do sistema prisional, que prepara o condenado de maneira que ele possa voltar a conviver harmoniosamente e pacificamente com a sociedade. O método indutivo foi utilizado para a elaboração deste trabalho. Em um primeiro momento se falou do encarceramento na sociedade contemporânea, para então analisar os direitos e deveres do preso, verificar se o método APAC é uma forma mais eficaz de encarceramento, baseada no respeito, na ordem, no trabalho, na capacitação profissional, no estudo e no envolvimento da família do recuperando. São 12 os elementos fundamentais para o funcionamento do método, sabendo que a observância de todos eles na aplicação da metodologia são indispensáveis para que se tenha uma resposta positiva do problema prisional. Concluiu-se, portanto, que o método APAC representa uma forma de valorização e humanização das prisões sem perder de vista o caráter punitivo da pena, evitando a reincidência na medida em que fornece alternativas para o condenado se recuperar.
Palavras-chave: método; humanização; condenado; APAC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.