OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ANÁLISE SOB A ÓPTICA DA MERITOCRACIA E DOS MECANISMOS DE AVALIAÇÃO DO SETOR PÚBLICO.
Resumo
O presente artigo foi realizado através de uma pesquisa em material de leitura bibliográfica e eletrônica, para demonstrar os meios de acessibilidade e os regimes da relação trabalhistas do setor público. Além disso, é necessário discutir os mecanismos de desempenho individual e analisar os métodos de desligamento dos funcionários públicos. A ineficiência do funcionalismo público pode ser fruto da incompetência, desmotivação, inércia e improbidade de parte de seus servidores, mas só é possível, devido à falta de mecanismos de controle e a morosidade dos agentes que hierarquicamente ocupam cargos superiores no Estado. Além disso, o desligamento do agente público deve ser realizado conforme previsão legal, pois, caso contrário, o setor público poderá sofrer fortes prejuízos, tendo em vista que o Estado paga pela irresponsabilidade de seus gestores quando a exoneração do servidor público, que detêm estabilidade, não é realizada de acordo com a norma. É necessário que se busque alternativas para o aperfeiçoamento dos métodos de avaliação e exoneração dos servidores públicos estatutários, uma vez que a efetividade pode se apresentar como uma armadilha para o Estado, tornando o mesmo refém do seu quadro de empregados estáveis.
Palavras-chave: Acessibilidade ao serviço público, regimes de relação trabalhista no setor público, mecanismos de desempenho, desligamento, servidores estatutários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.