A UTILIZAÇÃO DO MAPA MENTAL NO APRENDIZADO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: A utilização do mapa mental como ferramenta de aprendizagem através de desenhos e conceitos é capaz de estimular e promover a criatividade, raciocínio e a memorização dos conteúdos abordados. Em sala de aula é aplicado como uma metodologia ativa a fim de facilitar a aprendizagem. Já em campo de estágio é utilizado pelos acadêmicos para contribuir com a construção do caso clínico e a Sistematização de Assitência de Enfermagem de cada paciente. Objetivo: Relatar a importância e a experiência de utilizar o mapa mental por acadêmicos de Enfermagem. Métodos: Relato de experiência sobre a elaboração e utilização do mapa mental durante o estágio em Saúde Coletiva, desenvolvido na Estratégia de Saúde da Família do município de São Miguel do Oeste/SC, pelas acadêmicas de Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus São Miguel do Oeste. Resultado: Em um primeiro contato com o paciente, por meio da visita domiciliária são coletados as informações de saúde do paciente através da anamnese e exame físico, a fim de identificar possíveis problemas de saúde. A partir dos dados obtidos foi organizado as informações em forma de mapa mental. Com a confecção do mapa mental, foi possível ter uma visão mais ampla do estado de saúde dos pacientes. Conclusão: É notável e significativa a utilização dos mapas mentais pelos acadêmicos, como instrumentos facilitadores que possibilitam um plano de cuidados mais resolutivo e focado nas reais necessidades dos pacientes, além de contribuir de forma positiva para a aprendizagem dos acadêmicos acerca dos conteúdos envolvidos.
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