PSICOLOGIA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO IFSC DE SÃO MIGUEL DO OESTE
Resumo
A experiência no campo da psicologia possui especificidades de atuação nos mais diversos âmbitos da relação humana. O fazer relacionado a cada área nos sugere um pouco sobre a nossa própria identidade e sintonia, assim como nos demonstra nossas capacidades e deficiências, tal experiência, se internalizada de forma positiva, nos impulsiona a uma ampliação na busca de um repertório mais abrangente de criatividade e flexibilidade. Usamos, portanto estas duas palavras, Criatividade e Flexibilidade, para descrever graficamente a experiência de atuação em psicologia escolar. É claro que necessitamos de muitos outros subsídios para um trabalho exitoso, contudo, desenvolver a criatividade no trato com adolescentes se torna uma ferramenta que constrói um elo entre aluno e psicólogo. Na prática em psicologia escolar fica evidente que "cair na rotina" ou ficar na "mesmice" fica a um passo do insucesso, portando exige de nós estagiários o constante estudo e apropriação de novos conhecimentos, além de contribuir com os já adquiridos na formação acadêmica. No que toca à questão da flexibilidade sentimos a necessidade de sempre estar proativos pra qualquer tipo de situação e demanda, respondendo as necessidades do local e amalgamando a flexibilidade ao pensamento criativo, buscando comtemplar tanto a esfera individual, e suas emergências, quanto à esfera coletiva.
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