A (IM) POSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO DA QUALIFICADORA DO FEMINICÍDIO NO CRIME DE HOMICÍDIO COMETIDO EM FACE DO TRANSEXUAL

Autores

  • Alessandro Samuel Schmoeller
  • Matheus Felipe de Castro

Resumo

O presente artigo realiza uma revisão da literatura sobre a aplicação da qualificadora do feminicídio quando o homicídio é cometido em face do transexual. O feminicídio, como um desprezo de gênero, é uma inovação no ordenamento jurídico, sendo que o estudo aqui tratado delimita-se à investigação acerca da qualificadora do feminicídio e sua aplicação em relação ao transexual. Nesse sentido, tem-se como problemática: poderá haver incidência da qualificadora do feminicídio para os homicídios cometidos contra transexuais? Para realização do artigo, utiliza-se a pesquisa bibliográfica, com análise de doutrina e julgados, bem como possui caráter qualitativo, sendo ainda exploratória e descritiva. Como método, utiliza-se o dedutivo. Divide-se o estudo em três tópicos essenciais, iniciando com uma abordagem acerca do transexualismo, seguido da compreensão sobre o feminicídio, finalizando com a análise sobre a possibilidade ou não de incidência da mencionada qualificadora. A pesquisa apontou para o reconhecimento da diferença entre identificação de gênero e sexo biológico, considerando que os conceitos de homem e mulher, masculino e feminino possuem natureza cultural/psíquica, independentes das condições sexuais de macho ou fêmea. Nesse sentido, a investigação apontou para a possibilidade de reconhecimento da qualificadora do feminicídio nos homicídios praticados em face de transexuais, quando o crime for praticado por razões da condição de sexo feminino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Samuel Schmoeller

Graduando do Curso de Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus de São Miguel do Oeste/SC.

Matheus Felipe de Castro

Doutor em Direito pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e Pós-doutor em Direito pela UNB - Universidade de Brasília (2017). Professor Titular do Programa de Mestrado Acadêmico em Direito da UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina. Advogado atuante na área criminal desde 1999. É autor dos livros "História Ideológica e Econômica das Constituições Brasileiras" (Editora Arraes, 2015) e "Capitalista Coletivo Ideal: o Estado, o Mercado e o Projeto de Desenvolvimento na Constituição de 1988" (Editora Lumen Juris, 2016).

Downloads

Publicado

2018-11-22

Como Citar

Schmoeller, A. S., & Castro, M. F. de. (2018). A (IM) POSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO DA QUALIFICADORA DO FEMINICÍDIO NO CRIME DE HOMICÍDIO COMETIDO EM FACE DO TRANSEXUAL. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 3, e19851. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/19851

Edição

Seção

ACH Resumos