DESAFIOS DA PROMOÇÃO DE SAÚDE A PARTIR DO RELATO DE UMA AGENTE COMUNITÁRIA DE SAÚDE

Autores

  • Caroline Sidineia Kochenborger Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus São Miguel do Oeste https://orcid.org/0000-0001-9615-7691
  • Fernanda Luiza Bühring Unoesc
  • Sirley Schünemann Unoesc
  • Ana Paula Risson UNOESC

Resumo

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a integração entre os serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde e a comunidade. O trabalho do ACS tem como objetivo proporcionar uma extensão dos serviços de saúde à comunidade na qual está inserido, onde, através do vínculo, é capaz de chegar a locais em que os serviços de atenção ainda encontram dificuldades de se inserir. Atualmente, no Brasil, atuam mais de 200 mil ACS, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com ações de promoção e vigilância em saúde (BRASIL, 2009). Cabe ao ACS não só informar, mas prevenir a comunidade sobre as diversas complexidades que perpassam a promoção da saúde. Assim, compreendemos o ACS como um ator desafiado a desafiar, o qual movimenta-se na posição de trabalhador e usuário da saúde, tornando-se o elo fundamental para a universalidade do cuidado proposto pelo SUS. Nesta perspectiva, a fim de compreender esta dinâmica, cabe-nos dar voz aos desafios que esta profissão vivencia na prática de seu trabalho e efetivar a importância deste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. O trabalho do agente comunitário de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

Mendes, A. M. Validação de uma escala de indicadores de prazer-sofrimento no trabalho. Manuscrito nãopublicado, Universidade de Brasília. 2003.

Downloads

Publicado

2018-11-20

Como Citar

Kochenborger, C. S., Bühring, F. L., Schünemann, S., & Risson, A. P. (2018). DESAFIOS DA PROMOÇÃO DE SAÚDE A PARTIR DO RELATO DE UMA AGENTE COMUNITÁRIA DE SAÚDE. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 3, e19802. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/19802

Edição

Seção

ACV Resumos expandidos