ESTELIONATO ELETRÔNICO: Necessidade de Tipificação Legal?

Autores

  • Juliana Toffolo Hoffelder
  • Matheus Felipe de Castro

Resumo

Considerando a constante evolução da tecnologia e da internet, novos crimes e, em consequência, novos meios para sua prática, objetiva-se analisar a necessidade de tipificação específica para o crime de estelionato eletrônico. Para tanto, procede-se à exposição do crime de estelionato e da evolução da internet, bem como a apresentação dos posicionamentos jurisprudenciais. Desse modo, observa-se a existência de cinco problemáticas em torno do crime de estelionato eletrônico: a) a identificação do autor da infração penal; b) a competência para julgamento, uma vez que a Internet é uma rede mundial; c) a produção de provas para caracterização do crime; d) o Protocolo de Internet, visto que pode utilizar de meios de camuflagens; e) que a Internet é não é dividida por países, e as leis sim, o que permite concluir que o crime de estelionato praticado na internet tem a necessidade social de ser tipificado especificamente, utilizando-se de meios punitivos mais severos, com uma nova e eficaz tipificação ao combate do crime de estelionato eletrônico, oportunizando uma maior proteção à sociedade.

Palavras-chave: Estelionato Eletrônico. Tipificação. Crime Virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Toffolo Hoffelder

Graduanda em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus  de São Miguel do Oeste.

Matheus Felipe de Castro

Pós-doutor em Direito pela Universidade de Brasília (UNB); Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); professor do Mestrado Profissional em Direito e Acesso à Justiça da UFSC; professor titular do Programa de Pós-graduação em Direitos Fundamentais da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC); Coordenador do Grupo de Pesquisas Cautio Criminalis, advogado em Florianópolis.

Downloads

Publicado

2018-11-20

Como Citar

Toffolo Hoffelder, J., & Castro, M. F. de. (2018). ESTELIONATO ELETRÔNICO: Necessidade de Tipificação Legal?. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 3, e19789. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/19789

Edição

Seção

ACH Resumos