NEUROPSICOLOGIA APLICADA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS

Autores

  • Franchelo Jorge Ribeiro UNOESC

Resumo

No sistema único de saúde SUS, mais precisamente nas várias unidades básicas de saúde existentes espalhados pelo Brasil, são realizados diariamente vários atendimentos direcionados a população de um modo geral, onde a prioridade é prestar o acolhimento básico inicial na saúde da população. Entre os diferentes públicos usuários do sistema (SUS), adultos, adolescentes, crianças e idosos. A maioria dos atendimentos realizados para esses públicos tem o foco no atendimento psicológico clínico individual e alguns programas de atendimento familiar como a psicoterapia de grupos, normalmente voltado a grupos de gestantes.


Todos os serviços, normalmente direcionado aos primeiros acolhimentos básicos da população, incluindo a área da psicologia clínica, focado no atendimento clínico individual com os cuidados básicos de saúde. Dentre os inúmeros serviços que abrangem o universo da psicologia e que, poderiam ser realizados no atendimento da população na rede SUS, infelizmente na maioria da vezes, não é possivel de realizar o acolhimento, por falta de profissionais especialistas, como é o caso dos neuropsicólogos.

A experiência realizada durante o período de estágio no estabelecimento, unidade de saúde, identificou grande interesse dos profissionais da saúde, como os psicólogos voltado ao atendimento, desenvolver outras áreas dentro da psicologia clínica na rede SUS, como a especialidade da “neuropsicologia”; considerando a possibilidade de tratar possíveis patologias em se tratando de “saúde mental” os grupos a serem trabalhados pode se realizar diagnósticos iniciais nos pacientes, com o objetivo de prevenir o estresse diário e as dificuldades emocionais, trazendo informações e orientações para os pacientes sobre os diversos transtornos mentais existentes, tratando e reabilitando-os quando identificados, construir parcerias com a iniciativa privada, rede de clínicas de exames por imagens (clínicas particulares), facilitando os exames neurológicos além de encaminhamento a profissionais especialistas em saúde mental na micro região, a nível de estado e Brasil. Além do grande interesse e demanda pela área da neuropsicologia, a unidade de saúde visitada, promove e desenvolve a estratégia de saúde familiar (ESF) com grupos de prevenção de diabetes voltado ao público da melhor idade (idosos), organizados em dois grupos de 30 pessoas, homens e mulheres na faixa etária apartir dos 55 anos de idade, onde a cada 60 dias é realizada atividade de integração social e acompanhamento multidisciplinar de profissionais da saúde com esses grupos.
Souza (2008) enfatiza algumas atividades que podem ser realizadas pelo psicólogo no SUS, não só com os pacientes, mas também atividades realizadas em comunidades: a avaliação de pessoas candidatas a diversos procedimentos cirúrgicos; atendimento psicoeducacional; grupos para modificação de comportamentos de risco; avaliação e delineamento de programa de intervenção para sujeitos com problemas em conformar-se com o tratamento sugerido pela equipe de saúde que o atende; avaliação neuropsicológica para diagnóstico e sugestão de intervenção; auxilio na reabilitação de pacientes com deficiências físicas; intervenções para o domínio de sintomas, pacientes que realizam quimioterapia; atendimento em psicologia pediátrica e saúde do trabalhador.(apud NASCIMENTO & BRUTTI, 2015)
O SUS ainda enfrenta dificuldades para colocar todos esses serviços em prática, pois muitas vezes faltam verbas, estrutura e profissionais, porém, cada vez mais são contratadas pessoas qualificadas e dispostas a realizar mudanças, para que o Sistema Único de Saúde se torne melhor a cada dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franchelo Jorge Ribeiro, UNOESC

NEUROPSICOLOGIA APLICADA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS

Referências

SOUZA, 2008 apud NASCIMENTO & BRUTTI, 29/09/2015 http://redehumanizasus.net/92551-psicologia-e-a-atencao-basica-de-saude/

Acesso em 25/09/2018.

Downloads

Publicado

2018-11-06

Como Citar

Ribeiro, F. J. (2018). NEUROPSICOLOGIA APLICADA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 3, e19716. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/19716

Edição

Seção

ACV Relatos de caso