SEXUALIDADE E CÂNCER DE MAMA
Resumo
Este artigo teve o objetivo de analisar a relação entre o câncer de mama e a sexualidade, buscando compreender os sentimentos vivenciados, bem como, o impacto na vida afetiva e sexual das mulheres que passaram pelo tratamento do câncer de mama. Foram entrevistadas três mulheres, que residem na região Oeste de Santa Catarina, com o critério previamente estabelecido de que tivessem passado por tratamento de câncer de mama e que tivessem um parceiro (a). Metodologicamente, foi utilizada a pesquisa qualitativa com análise de conteúdo, tendo como instrumento para coleta de dados uma entrevista semi-estruturada, elaborada a partir dos interesses de investigação, bem como, a partir da leitura do referencial teórico. Da análise dos relatos dos participantes surgiram quatro categorias onde destacam-se questões relativas à sentimentos, vida social, percepção da vida, visão sobre o corpo e sua sexualidade. Constata-se que as entrevistas foram momentos intensos e propiciadores de compreensão e lembranças, onde as participantes puderam partilhar suas vivências, sentimentos e percepções sobre as implicações do câncer de mama em suas vidas. Palavras-Chave: Câncer de mama, Mastectomia, Quimioterapia, Sexualidade, Autoestima.Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000. CENTRO de Auxílio ás Pessoas com Câncer(CAPC).Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2015.
FERREIRA et. al. Câncer, corpo feminilidade: o que há de especifico? Instituto Nacional de Câncer Jose Alencar Gomes da Silva (INCA), Cadernos de Psicologia, sofrimento psíquico do paciente oncológico: o que há de especifico? Número 2. Disponível em: <http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/comunicacao/Cadernos_de_Psicol ogia_internet.pdf> Acesso em: 28 out. 2016.
INSTITUTO Oncoguia. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2015.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2007.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
MINISTÉRIO da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2015.
ORGANIZAÇÃO Mundial da Saúde. Disponível em: . Acesso em 20 set. 2015.
PENNA, Lucy. Corpo Sofrido e Mal-amado: As experiências da mulher com o próprio corpo. São Paulo: Summus, 1989. Sexualidade e câncer de mama: relatos de oito mulheres afetadas. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2015.
QUITANA, A.M. Câncer de mama: os impactos subjetivos causados pela mastectomia e o lugar da palavra. Instituto Nacional de Câncer Jose Alencar Gomes da Silva (INCA).
REDE Feminina. Disponível em: <http://www.redefemininasc.com.br> Acesso em: 05 nov. 2016.
ROSSI, L.; SANTOS, M.A. Câncer, corpo feminilidade: o que há de especifico? Instituto Nacional de Câncer Jose Alencar Gomes da Silva (INCA), Cadernos de Psicologia, sofrimento psíquico do paciente oncológico: o que há de especifico? Número 2. Disponível em:<http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/comunicacao/Cadernos_de_Psicol ogia_internet.pdf> Acesso em: 28 out. 2016.
SILVA, José Alencar Gomes da.INSTITUTO Nacional do Câncer.Disponível em: . Acesso em: 04 nov.2016.
SOCIEDADE Brasileira da Mastologia. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.