A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO
Resumo
A presente pesquisa trata como tema principal a importância da afetividade na relação entre professor e aluno, princípio este fundamental no processo de ensino e aprendizagem, eis que a afetividade potencializa o ser humano a revelar seus sentimentos. Durante a pesquisa revelou-se os fatores que impedem ou afetam diretamente o desenvolvimento cognitivo saudável e como a escola contemporânea pode contribuir nesse processo de aprendizagem, com profissionais dinâmicos e educação de qualidade. A pesquisa se fundamentou com base em materiais já divulgados sobre o tema visando caracterizar os principais pontos a respeito da importância da afetividade na relação professor aluno. Dessa forma, o estudo assumiu, a partir do levantamento de materiais, característica de pesquisa bibliográfica. Abordou-se as estratégias de aprendizagem, os benefícios da afetividade no ambiente escolar, bem como a importância do acompanhamento do psicólogo no processo de evolução do aluno. Palavras-chave: Afetividade. Aluno. Desenvolvimento. Professor.Downloads
Referências
ARROYO, Miguel. G. Ofício de mestre: Imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2000.
BOSSA, Nadia A. Fracasso escolar: Um olhar psicopedagógico. Porto Alegre: Artmed, 2002.
CUNHA, Antônio Eugênio. Afeto e aprendizagem: Relação da amorosidade e saber na prática pedagógica. 2. ed. Rio de Janeiro: WAK, 2010.
DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Dimensões afetivas na relação professor-aluno. In: FALCI, Daniela C. Afetividade e condições de ensino: Histórias de professores inesquecíveis. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. p. 76-95.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? _ 9ª Ed. – São Paulo, Cortez, 2007.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MORENO, Jacob Levy. L. Psicodrama. 9. ed. São Paulo: Cultrix, 1993a. MORIN, Edgar. Inteligência afetiva. Disponível em: <http://expurgacao.art.br/edgarmorin-inteligencia-afetiva/>. Acesso em 07 dez. 2017.
PERRENOUD, Phillipe. Escola e cidadania: O papel da escola na formação para a democracia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas: Problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.
POZO, J.I.; MONEREO, C.; CASTELLÓ, M. O uso estratégico do conhecimento. In: COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação - Psicologia da educação escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 145160.
SOUZA, Maria Thereza Costa Coelho de. Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. 10ª ed. Petrópolis/Rio de Janeiro: 2005.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Psicologia pedagógica. 3ª ed. São Paulo: WMF, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.