SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE TREINAMENTO EM REANIMAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA

Autores

  • Fatima Cantele Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Fernando Rucks Kossmann
  • Joel Morschbacher

Resumo

Resumo - Introdução: Paradas cardiorrespiratórias são situações clínicas caracterizadas pela interrupção da circulação do sangue causada por ausência ou ineficácia da atividade mecânica cardíaca. A Parada cardíaca geralmente ocorre decorrente da progressão de insuficiência respiratória ou proveniente de quadros de choques. Objetivo: Demostrar o processo de ressuscitação cardiopulmonar durante uma parada cardíaca em recém-nascido utilizando simulação realística como metodologia ativa.Metodologia: Relato de experiência de simulação realística realizada por acadêmicos do sexto período de um curso de enfermagem na disciplina de saúde da criança III. Resultado: Atuação da equipe de enfermagem durante a reanimação cardiopulmonar utilizando a simulação realística tem como finalidade executar treinamento, minimizar erros que tragam riscos a vida do paciente visando uma assistência de enfermagem humanizada, realização de um processo de reanimação eficaz, de alta qualidade e seguindo os protocolos vigentes em conjunto com sistematização do trabalho da equipe, são bases fundamentais para o sucesso do atendimento da parada cardíaca, tanto no suporte básico como no suporte avançado de vida.Conclusão: O aprimoramento do conhecimento teórico aliado à aprendizagem prática embasada na teoria e na produção científica baseada em evidência oportuniza ao acadêmico autonomia e destreza no cenário da prática. Evidenciou-se que a simulação realística é uma importante metodologia ativa no processo de formação profissional do enfermeiro.

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Publicado

2018-10-18

Como Citar

Cantele, F., Kossmann, F. R., & Morschbacher, J. (2018). SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE TREINAMENTO EM REANIMAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 3, e19613. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/19613

Edição

Seção

ACV Resumos