ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Cristiano Régis Alba UNOESC
  • Elisangela Rossato
  • Giseli Chiaparini
  • Márcia Andrieli de Lima Lunkes
  • Tainara Ribeiro Jiulkowski

Resumo

Introdução: Parada Cardiorrespiratória (PCR) é uma cessação abrupta da função cardíaca, respiratória e cerebral. Após o quarto minuto de PCR, as células cerebrais iniciam um processo de deterioração, levando à anóxia cerebral e, consequentemente, as sequelas definitivas. Objetivo: relatar a experiência do estágio curricular supervisionado III, do curso de enfermagem. Método: Relato de experiência do atendimento ao paciente em PCR, ocorrido durante o estágio acadêmico no Pronto Socorro de um hospital público, localizado no Extremo Oeste Catarinense. Discussão: A partir da análise, emergiu a importância da atuação do enfermeiro na abordagem inicial ao paciente em PCR, que consiste em identificar a situação de PCR e solicitar auxílio dos demais profissionais de saúde. Seguir o algoritmo de atendimento na sequência: C - compressão torácica, A- abrir vias aéreas, B- boa respiração/realizar ventilação pulmonar. Durante a reanimação cardiopulmonar (RCP), é importante que a equipe de saúde siga as recomendações vigentes pela American Heart Association (AHA) 2015. Os ritmos chocáveis descritos pela (AHA) são: fibrilação ventricular e taquicardia ventricular; os ritmos não chocaveis: atividade elétrica sem pulso e assistolia. Conclusão: A equipe de enfermagem deve atuar de forma ágil e precisa frente aos pacientes em PCR, pois, o atendimento harmônico da equipe de saúde, permite aumentar as chances de restabelecer um quadro hemodinâmico do cliente na condição de PCR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Régis Alba, UNOESC

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2012); Especialização em Oncologia pela Universidade Internacional - UNINTER; Especialização em Enfermagem em Urgências e Emergências pela Faculdade UNYLEYA. Experiência em Assistência de Enfermagem em Pronto Socorro, Ortopedia, Clínica Médica, Cirúrgica e Pediátrica. Experiência em Atendimento Pré-hospitalar Móvel. Atualmente é aluno regular do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO) e Docente na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) campus de São Miguel do Oeste.

Downloads

Publicado

2018-10-18

Como Citar

Alba, C. R., Rossato, E., Chiaparini, G., Lunkes, M. A. de L., & Jiulkowski, T. R. (2018). ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 3, e19583. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/19583

Edição

Seção

ACV Resumos