RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTÁGIO NO CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO (CME)

Autores

  • Marzelí Pauletti UNOESC São Miguel do Oeste
  • Julia Cristina Trevisol

Resumo

Introdução: o Centro de Materiais e Esterilização (CME) é o local destinado a limpeza e esterilização dos materiais utilizados nos procedimentos de todo o hospital, assegurando a assepsia correta dos materiais evitando assim a disseminação das infecções hospitalares e garantindo a segurança dos pacientes. Objetivo: demonstrar a importância da esterilização dos materiais, explanar como ocorre a esterilização, os processos que são necessários e atuação de enfermagem neste local. Método: trata-se de um relato de experiência sobre o estágio realizado no Centro de Materiais e Esterilização (CME) de São Migue do Oeste – SC. Resultados: os materiais chegam ao CME, provenientes de todos os setores do hospital, posteriormente são encaminhados para a lavagem com produtos específicos dentro de uma máquina, após são repassados para a sala ao lado através de uma janela, esta nova sala se encontra “limpa/sem contaminação”, onde os materiais são secados com compressas e separados conforme as caixas as quais pertencem. Todos os materiais possuem identificação, e uma fita com linhas de indicadores que mudam de bege para marrom/preto quando exposto ao processo de esterilização a vapor, os materiais são colocados em caixas e cada uma vai ser composta por determinado instrumental de determinada cor. Após a montagem das caixas, elas são embrulhadas em uma compressa, fixado com a fita, etiquetados e identificadas, a partir de então seguem para a autoclave, onde serão submetidos a temperaturas extremamente altas. Saindo da autoclave, as caixas com os materiais estarão estéreis e poderá ser aberto no momento do procedimento.  Conclusão: o trabalho do enfermeiro se dá indiretamente, pois ele administra um setor que tem por objetivo o controle das infecções hospitalares através da higienização, limpeza, desinfecção e esterilização de materiais utilizados na assistência ao paciente.  Além do gerenciamento, o enfermeiro precisa planejar e elaborar instrumentos administrativos e operacionais, administrar recursos, materiais e supervisionar a equipe. Contudo, os instrumentos do processo de trabalho deste profissional constituem-se pelos conhecimentos, comunicação e relacionamento interpessoal e planejamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERES GIL, Rosineide; CAMELO, Silvia Helena; LAUS, Ana Maria. Atividades do enfermeiro de Centro de Material e Esterilização em instituições hospitalares. Texto & Contexto Enfermagem, v. 22, n. 4, 2013.

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

Pauletti, M., & Trevisol, J. C. (2018). RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTÁGIO NO CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO (CME). Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 3, e19375. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/19375

Edição

Seção

ACV Resumos expandidos