ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM FRENTE ÀS PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Cristiano Régis Alba UNOESC
  • Cirlene Schein
  • Gabrieli Cella
  • Saionara Aparecida de Campos Kreiner

Resumo

Introdução: O pós-operatório é o momento posterior à cirurgia, dividido em imediato (primeiras 24 horas), mediato (após 24 horas até a alta hospitalar) e tardio (após a alta e enquanto o paciente necessitar de atenção especial). As principais complicações deste período manifestam-se diante das sintomatologias: hemorragia, alergia, febre, infecção, tromboembolismo, hipotensão, náuseas, vômito, cefaléia, dor, vertigem, dispnéia. Objetivo: Relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem frente às principais complicações pós-operatórias, em uma unidade de internação cirúrgica. Método: Trata-se de um relato de experiência da prática de estágio supervisionada, realizada em um hospital regional do extremo oeste. Resultado: Identificou-se que, as complicações pós-operatórias, definem-se por um quadro comum no contexto clínico-cirúrgico, acentuado pelas possíveis repercussões que podem ocorrer neste período, contrastados entre pacientes com estabilidade hemodinâmica e outrem, passíveis de complicações. O enfermeiro, por sua vez, é o responsável pela elaboração de um plano de cuidados individualizado, que atenda as especificidades de cada usuário, promovendo uma assistência de enfermagem segura, visando minimizar os obstáculos que possam interferir e/ou prejudicar a recuperação de saúde do paciente no pós-cirúrgico. Conclusão: Percebe-se a importância do conhecimento científico dos profissionais de enfermagem e da assertiva na sua tomada de decisão frente a prevenção das principais complicações cirúrgicas nas unidades de internação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Régis Alba, UNOESC

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2012); Especialização em Oncologia pela Universidade Internacional - UNINTER; Especialização em Enfermagem em Urgências e Emergências pela Faculdade UNYLEYA. Experiência em Assistência de Enfermagem em Pronto Socorro, Ortopedia, Clínica Médica, Cirúrgica e Pediátrica. Experiência em Atendimento Pré-hospitalar Móvel. Atualmente é aluno regular do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO) e Docente na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) campus de São Miguel do Oeste.

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

Alba, C. R., Schein, C., Cella, G., & Kreiner, S. A. de C. (2018). ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM FRENTE ÀS PRINCIPAIS COMPLICAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 3, e19338. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/19338

Edição

Seção

ACV Resumos