RELATO DE EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA DURANTE ESTAGIO NO HOSPITAL REGIONAL TERESINHA GAIO BASSO
Resumo
Introdução: Adenocarcinoma de intestino é um tumor maligno, que deriva de células glandulares epiteliais secretoras. As causas são desconhecidas, mas antecedente familiar de câncer, idade, tabagismo, reposição hormonal e qualidade da alimentação são fatores associados. Afetam órgãos: figado, esôfago, estômago, próstata, vesicula, colo de útero e de mamas. Sintomas: sem sintomas na fase inicial; após dor abdomial, sangue oculto nas fezes, anemia, ascite. Diagnóstico: exames de imagem, tomografia, biópsia. Tratamento: remoção cirúrgica do tumor após quimioterapia e radioterapia. Objetivo: Relatar um estudo de caso sobre adenocarcinoma. Método: Estudo de caso sobre o paciente R.S. 65 anos, realizado no Hospital Regional Teresinha Gaio Basso. Resultado: O caso presente objetivou cuidados como: observar os sinais vitais, medicar com analgésicos, cuidados com acesso venoso periférico, verificar sinais flogisticos no acessos e realizar mudança de decúbito de 2/2 horas. Diagnóstico de enfermagem: Risco de integridade da pele prejudicada; Risco de queda; Nutrição desequilibrada; Fadiga; Mobilidade física prejudicada e Conforto prejudicado. Conclusão: Com o que foi relatado a cima, o referente trabalho tem com o objetivo de trazer conhecimento para futuros enfermeiros, já que o setor de oncologia foi inaugurado a poucos dias no hospital e porque tivemos o privilégio de presenciar este caso. Os adenocarcinomas costumam ser agressivos e de difícil tratamento e, por isso, o prognóstico é muito individualizado.Downloads
Referências
Brasil, Ministério da Saúde. http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=21377. Acesso em 05 dez 2011.
___________________. Estimativa 2012 Incidência do Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2011.
___________________. NOB96 ( Norma Operacional Basica do SUS). Acesso em http://siops.datasus.gov.br/Documentacao/NOB%2096.pdf. 05/12/2011, ás 20:00 hs.
Carvalho V. Cuidando, pesquisando e ensinando: acerca de significados e implicações da prática da enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem 2004 set/out;12(5): 806-15.
World Health Organization. National Cancer Control Programmes: policies and managerial guidelines. Geneva: WHO; 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.