RELATO DE EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA DURANTE O ESTÁGIO NO HOSPITAL REGIONAL TERESINHA GAIO BASSO

Autores

  • Eloisa Zanella

Resumo

As hiperplasias de endométrio representam um espectro de proliferação anormal, algumas constituindo precursores do carcinoma de endométrio. É definida como proliferação glandular, com aumento da relação glândula/estroma, quando comparada ao endométrio proliferativo. Atualmente é classificada em duas categorias: hiperplasia sem e com atipia citológica; As hiperplasias podem ser simples ou complexas, levando-se em consideração anomalias citológicas e arquiteturais.As pacientes com hiperplasia de endométrio apresentam, como manisfetação clínica, sangramento uterino anormal, embora ocasionalmente estas lesões possam ser detectadas em mulheres assintomáticas, sendo assim, o tratamento para as hiperplasias do endométrio é cirúrgico, levando a Histerctomia.Objetivo: Relatar um estudo de caso sobre a hiperplasia do endométrio, seguida de histerctomia. Método: Estudo de caso sobre a paciente A. O realizado no Hospital Regional Teresinha Gaio Basso (HRTGB). Resultado: O caso presente objetivou cuidados como: observar sinais vitais e medicar conforme prescrição médica, realizar curativo em ferida operátoria, cuidado com acesso venoso periférico. Verificar sinais vitais, observar sinais flogísticos em ferida operatória e acesso venoso periférico, estimular a deambulação. Diagnósticos de enfermagem: Risco de infecção; Risco de integridade da pele prejudicada; Mobilidade física prejudicada e Conforto prejudicado. Conclusão: com o que foi relatado acima, o refente trabalho tem com o objetivo trazer conhecimento para os futuros enfermeiros. 

Palavras-chave  - Hiperplasia endometrial; Diagnósticos de enfermagem e planejamento de enfermagem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria MS/GM no. 373. Norma de Assistência a Saúde 2002.Disponível em < http://www.saude.gov.br >. Acesso em 12 dez 2011.

Brasil, Ministério da Saúde. http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=21377. Acesso em 05 dez 2011.

Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

Zanella, E. (2018). RELATO DE EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA DURANTE O ESTÁGIO NO HOSPITAL REGIONAL TERESINHA GAIO BASSO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 3, e19293. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/19293

Edição

Seção

ACV Resumos