NA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA) 24 HORAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM
Resumo
Introdução: O Sistema de Saúde, no Brasil, encontra-se estruturado em três níveis hierárquicos complementares de atenção à saúde − atenção básica, de média e alta complexidade. As Unidades de Pronto Atendimento fazem parte da Politica Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, com o objetivo de integrar atenção às urgências. Objetivo: relatar a experiência do estágio curricular do curso de enfermagem. Método: trata-se de um relato de experiência sobre o estagio realizado na UPA 24 horas de São Miguel do Oeste. Resultado: para as acadêmicas de enfermagem, a falta de articulação entre esses setores, somado ao aumento dos casos devido a interferência climática na nossa região, e ao critério de agendamento de consultas nas Unidades Básicas de Saúde, causou a superlotação da UPA, transformando essa área numa das mais procuradas do sistema de saúde. Tendo como base o protocolo de acolhimento com avaliação e classificação de risco a predominância dos atendimentos são não urgentes e de baixas complexidades, entre as queixas mais atendidas estão, cefaleia, náuseas, diarreia, dor lombar aguda ou crônica, vertigens, mialgia, otalgia, também vale salientar como critério o processo de enfermagem, estudos das patologias e relatos dos pacientes em relação à procura por atendimento. Conclusão: mediante á analise do fluxo dos pacientes, pode-se dizem que ocorre uma interferência e uma perturbação no processo de assistência entre as redes de atenção e a Unidade Básica de Saúde deixa de ser considerada a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS) para muitos usuários.
Downloads
Referências
Ministério da Saúde (BR). Política Nacional de Atenção às Urgências. Brasília (DF): MS; 2006.
Ministério da Saúde (BR). Secretaria-Executiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS - Acolhimento com avaliação e classificação de risco: um paradigma ético-estético no fazer em saúde. Brasília (DF): MS; 2004
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.