A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL EM LAR PARA IDOSOS

Autores

  • Dannielly Aparecida BERNARDES Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste
  • Jéssica Gabriela da SILVA Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste
  • Angela Maria BAVARESCO Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste

Resumo

Para garantir uma condição de vida mais saudável a pessoas idosas, seus responsáveis acabam por achar mais conveniente direcioná-los às entidades especializadas que possuam cuidadores capacitados e dispostos a cuidar destes idosos como se fossem sua própria família. Diante desta realidade, uma pesquisa de campo foi realizada em um lar de idosos e buscou-se verificar a organização do ambiente de trabalho, as tarefas e procedimentos realizados, qual é a forma de trabalho adotada para que haja um pleno entendimento entre a equipe e os clientes, com o intuito de identificar se há demanda para um psicólogo direcionado aos colaboradores do local. Observou-se que para um ambiente mais saudável de trabalho há necessidade de um profissional de psicologia para trabalhar exclusivamente a parte organizacional do local. O psicólogo deve identificar o que cada funcionário sente mais prazer em fazer dentro do ambiente de trabalho e poder trabalhar as desmotivações ao executar alguma tarefa necessária para o cargo, mudando seu conceito para algo menos penoso de ser realizado. O psicólogo organizacional consegue alinhar os objetivos da empresa e dos funcionários, propiciando melhor qualidade de vida.
Palavras-chave: Lar de Idosos. Psicólogo Organizacional. Conflitos .

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria BAVARESCO, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste

Professora do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC – Campus de São Miguel do Oeste. Mestre em Ciencias da Saude Humana.

Referências

ALEXANDRE, Andresa Scalise et al. A importância do psicólogo do trabalho e suas diversas formas de atuação. Tupã, 2014. Disponível em: <http://www.fadap.br/semana_psicologia_2014/wp-content/uploads/2015/08/A-IMPORTÂNCIA-DO-PSICÓLOGO-DO-TRABALHO-E-SUAS-DIVERSAS-FORMAS-DE-ATUAÇÃO.pdf>. Acesso em: 23 mar 2018.

CAMARANO, Ana Amélia; KANSO, Solange. As instituições de longa permanência para idosos no Brasil. Revista Brasileira de Estudos de População, São Paulo, v. 27, n. 1, jan./jun. 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982010000100014>. Acesso em: 23 mar 2018.

CARDOZO, Jéssica Pereira. As atuações do psicólogo em instituições de longa permanência para idosos. 2009. 70 p. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajái, 2009. Disponível em: <http://siaibib01.univali.br/pdf/Jessica%20Pereira%20Cardozo.pdf>. Acesso em: 23 mar 2018.

LEMOS, Adriani et al. Reflexões sobre a importância da psicologia nas organizações. Maringá Management: Revista de Ciências Empresariais, v. 4, n. 1, p. 43-50, jan./jun. 2007. Disponível em: . Acesso em: 23 mar 2018.

PAPALIA, Diane E.;OLDS, Sally Wendkos. Desenvolvimento Humano. 7 ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.

Downloads

Publicado

2018-09-17

Como Citar

BERNARDES, D. A., SILVA, J. G. da, & BAVARESCO, A. M. (2018). A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL EM LAR PARA IDOSOS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 3, e19221. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/19221

Edição

Seção

ACV Artigos