REFERÊNCIA E CONTRA-REFERÊNCIA: CONTRIBUIÇÃO PARA A INTEGRALIDADE EM SAÚDE NO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Cristiano Régis Alba UNOESC

Resumo

A integralidade da saúde pode assumir múltiplos significados, um deles, é relacioná-lo à busca do profissional e do serviço em compreender o conjunto de necessidades de ações e serviços de saúde que um usuário apresenta. Procura-se descrever, o processo utilizado por um hospital de abrangência do Sistema Único de Saúde (SUS), para contrarreferenciar os pacientes com alta hospitalar por meio da utilização da agenda eletrônica. Após ter a sua necessidade de saúde atendida e seu quadro clínico estabilizado, os pacientes são reencaminhados para a unidade de estratégia saúde da família (ESF), para prosseguir o tratamento. O agendamento, é realizado pelo enfermeiro do hospital. O processo desenvolvido mostra como consequências benéficas: a humanização, mantendo o vínculo entre o paciente, a família e o sistema de saúde; a redução do tempo de internação e da exposição às complicações daí decorrentes. O método adotado pelo hospital, pretende contribuir para a consolidação do SUS ao se comprometer com um cuidado integral dos pacientes, mesmo após a alta hospitalar. O processo de trabalho está fundamentado nas necessidades de saúde da população, no fortalecimento do vínculo e da continuidade do cuidado. A realização da contrarreferência evita falhas no sistema de saúde e prejuízos a integralidade no atendimento dos pacientes. Torna-se imprescindível a integração dessa rede de atenção para garantir afetividade nas ações de cuidado integral aos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Régis Alba, UNOESC

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2012); Especialização em Oncologia pela Universidade Internacional - UNINTER; Especialização em Enfermagem em Urgências e Emergências pela Faculdade UNYLEYA. Experiência em Assistência de Enfermagem em Pronto Socorro, Ortopedia, Clínica Médica, Cirúrgica e Pediátrica. Experiência em Atendimento Pré-hospitalar Móvel. Atualmente é aluno regular do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO) e Docente na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) campus de São Miguel do Oeste.

Downloads

Publicado

2018-09-04

Como Citar

Alba, C. R. (2018). REFERÊNCIA E CONTRA-REFERÊNCIA: CONTRIBUIÇÃO PARA A INTEGRALIDADE EM SAÚDE NO OESTE DE SANTA CATARINA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 3, e19158. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/19158

Edição

Seção

ACV Resumos