O SER E O FAZER HUMANIZADO: REFLEXÕES ACERCA DO COTIDIANO PROFISSIONAL DE UMA MÉDICA INFECTOLOGISTA NO EXTREMO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Gabriel Afonso Costacurta Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Abel Petter
  • Gilberto Oliveira Rodrigues
  • Ana Paula Risson

Resumo

O presente trabalho é requisito de avaliação do componente curricular de Psicologia das Políticas Públicas e Direitos Humanos, do curso de Psicologia, da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc, campus de São Miguel do Oeste. A atividade se caracterizou em realizar uma entrevista com um profissional do SUS, proporcionando compreensões sobre a atividade do profissional dentro da política pública. Objetivou-se refletir sobre a atividade desenvolvida por uma médica infectologista, bem como a importância e demanda do seu trabalho no SUS, através da percepção da mesma inserida neste contexto laboral. Para isso, foi realizada uma entrevista semiestruturada, de maneira que contemplasse as dúvidas em relação a sua atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVAREZ, E.; FERNANDEZ, L. El síndrome de Burnout o el desgaste profesional (I): revisión de estudios. Asoc. Esp. Neuropsiquiatria. La Coruña, v. 11. 1991.

BRASIL, Ministério da Saúde. Política Nacional de DST/aids: princípios e diretrizes. Coordenação Nacional de DST e Aids. 1ª ed. Brasília: 1999.

DEJOURS, C. A banalização da injustiça social. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999.

DEJOURS, C.; ABDOUCHELI, E.; JAYET, C. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da Escola Dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 1994.

FRANCO, T.B.; MERHY E.E. PSF: Contradições de um Programa Destinado à Mudança do Modelo Tecnoassistencial, 1999. Tese (Mestrado em Saúde Coletiva) – Departamento de Medicina Preventiva e Social, Universidade de Campinas, São Paulo.

LIMA L.D.; VIANA A.L.D.; MACHADO C.V. Regionalização da saúde no Brasil: Condicionantes de Desafios. In: Scatena J.H.G., Kehrig R.T., Spinelli M.A.S., organizadores. Regiões de Saúde, diversidade e processo de regionalização em Mato Grosso. São Paulo: Editora Hucitec; 2014. p.21-46.

MERHY, E.E.; FRANCO, T. PSF: contradições e novos desafios. Conferência Nacional de Saúde On-Line, 1996. Disponível em: <http://www.uff.br/saudecoletiva/professores/merhy/artigos-17.pdf>. Acesso em: 29 maio 2018.

PESSINI L.; BERTACHINI, L. Humanização e cuidados paliativos. São Paulo: Loyola; 2004.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Costacurta, G. A., Petter, A., Rodrigues, G. O., & Risson, A. P. (2018). O SER E O FAZER HUMANIZADO: REFLEXÕES ACERCA DO COTIDIANO PROFISSIONAL DE UMA MÉDICA INFECTOLOGISTA NO EXTREMO OESTE CATARINENSE. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 3, e19140. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/19140

Edição

Seção

ACV Resumos expandidos