ADVENTO DA SEXUALIDADE NO MESOSSISTEMA DE UMA CEI DE SÃO MIGUEL DO OESTE/SC
Resumo
Este artigo aborda a temática sexualidade infantil na sala de aula. Tem como objetivos averiguar as reações do educador infantil ao se deparar com a sexualidade das crianças e identificar os sentimentos experimentados por tais profissionais ao lidar com esse tema, em um Centro de Educação Infantil (CEI) em um município do extremo oeste catarinense. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de abordagem descritiva que englobou uma amostra de cerca de 40 professores, coordenadores e auxiliares da educação infantil, os quais participaram de conversas informais, questionário aberto, diário de campo e observação participante. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Apresentaram-se dificuldades para lidar com a aceleração dos meios de comunicação que influenciam as crianças diariamente. Assuntos que antes ficavam restritos aos adultos, na atualidade são trazidos para o contexto da sala de aula pelas próprias crianças, causando sentimentos de impotência nesses profissionais por não estarem preparados para dar esse suporte na formação da personalidade das crianças. Relatam que viveciam sentimentos de divergência entre épocas, onde a experiência pessoal interfere na compreensão de uma nova era.Downloads
Referências
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2ª edição. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
BRONFENBRENNER, U., & MORRIS. P. A. (1998). The ecology of developmental processes. In W. Damon & R. M. Lerner (Eds.), Handbook of child psychology: theoretical models of human development (Vol.1, pp.993-1027). New York: John Wiley & Sons.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 8. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1977. (Biblioteca de Estudos Humanos. Saber e Sociedade, nº 2).
FREUD, Sigmund, 1856 1939. Obras completas, volume 13: conferências introdutórias à psicanálise (1916 1917). 1 a ed São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
FREUD, Sigmund. Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade. 1905.
MAZET, P., HOUZEL, D. Psychiatrie de l’enfant et de l’adolescent. Paris: Maloine. 1996.
MOIZES, Julieta S.; BUENO, Sonia M. V;. Compreensão sobre sexualidade e sexo nas escolas segundo professores do ensino fundamental. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo , v. 44, n. 1, Mar. 2010. Disponível em > http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342010000100029&lng=%20en&nrm%20=iso > Acesso em 20 de abril 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.