INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA: REFLEXÕES A PARTIR DO RELATO DE UMA PROFESSORA
Resumo
Em 2017 o tema da redação do Enem surpreendeu grande parte dos alunos que realizaram a prova. O tema foi: “Desafios para Formação Educacional para Surdos no Brasil”. Sabemos que o tema abordado no Enem é de grande relevância para abrir novas discussões sobre a inclusão dos surdos na educação, apesar de ofertada em leis, é um grande desafio enfrentado, principalmente no ensino público. Nesta perspectiva, entende-se que a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, não se limita apenas em sua permanência física junto aos demais educandos, mas do compromisso com uma educação de qualidade para todos, favorecendo a acessibilidade, a flexibilização curricular, as adaptações curriculares, que caracterizem sua opção por práticas inclusivas. Por isso, acredita-se que as escolas regulares com professores capacitados para educação inclusiva, são as mais eficazes no combate às atitudes discriminatórias, assim proporcionando condições adequadas para o desenvolvimento dos alunos. Pensando nisso, houve a necessidade de problematizar questões que abordem quais são as dificuldades existentes ao se deparar com a realidade da inclusão no ensino médio. Precisamos também ressaltar que embora a inclusão seja algo politicamente correto, é necessário dar atenção para o que o incluído quer, pois muitas vezes na sede de inclusão acabamos deixando de lado a vontade do individuo incluído. É preciso pensar, é preciso nos questionar!Downloads
Referências
Art. 59 da LDB. Disponível em: <https://www.jusbrasil.com.br/topicos/11686882/artigo-59-da-lei-n-9394-de-20-de-dezembro-de-1996>. Acesso em: 10/11/2017.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Disponível em: < http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf>. Acesso em: 09/11/2017.
CENSO DEMOGRAFICO. Disponível em:< https://ww2.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/20122002censo.shtm>. Acesso em: 10/11/2017.
NERI, M.; CARVALHO, A.P.; COSTILHA, H.G. Políticas de cotas e inclusão trabalhista de pessoas com deficiência. Ensaios Econômicos da EPGE/FGV, Rio de Janeiro, v. 462, 2002. Disponível em: http://www.epge.fgv.br/portal/arquivo/1310.pdf. Acesso em:09/11/2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.