O REAPROVEITAMENTO DE MADEIRA DE DESCARTE NA CRIAÇÃO DE MOBILIÁRIO

Autores

  • Claudia Maria Hanzen Unoesc
  • Lidiane Camiloti Unoesc
  • Daniel Pinheiro Unoesc

Resumo

O presente trabalho consiste na pesquisa e análise de como aproveitar os resíduos da indústria de móveis. A Pesquisa consiste em um levantamento relacionado à utilização desse resíduo para o possível desenvolvimento de produtos acabados (móveis)-com apelo sustentável, pois este segmento é intensivo na cidade com forte geração de emprego e renda. O objetivo da pesquisa é identificar o material que é descartado diariamente pela indústria com o propósito de identificar a quantidade e os tipos de madeiras que são descartados pela indústria local e propor soluções de móveis que possam ser produzidos com o aproveitamento deste material. O resultado do projeto apresenta dados  específicos  da  produção  local  onde  foram  coletados  e  posteriormente  analisado.  Com  a aplicação da metodologia de Baxter (1998) foram desenvolvidos estudos direcionados a produção de modelos de móveis com o reaproveitamento de materiais. Por meio deste processo aplicou-se o design sustentável, demonstrando que é possível desenvolver uma linha de móveis com materiais alternativos. Neste contexto, destaca-se o design como elemento de fundamental importância na valorização desses resíduos para criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, Wilton. O que é design? São Paulo: Brasiliense, 1988.

BAXTER, Mike. Projeto de produto. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1998.

COSTA JÚNIOR, Jairo da. Design sustentável e mercado de consumo. Revista Eco 21, Rio de Janeiro, n. 130, 2007. Disponível em: <http://www.eco21.com.br>. Acesso em: 18 ago.

FAGGIANI, Katia. O poder do design: da ostentação à emoção. Brasília, DF: Thesaurus,

GOMES FILHO, João. Design de objetos:bases conceituais. São Paulo: Escrituras, 2006. GURGEL, Miriam. Projetando espaços: design de interiores. 4. ed. São Paulo: Ed. do Senac,

KAZAZIAN, Thierry. Haverá a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentável. São Paulo: Ed. do Senac, 2005.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2000.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 1987.

MANCUSO, Clarice. Guia prático de design de interiores. Porto Alegre: Sulina, 2005. MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlos. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os

requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Edusp, 2005.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria Técnicas de pesquisa. 4. ed. São

Paulo: Atlas, 2002.

Downloads

Publicado

2018-06-19

Como Citar

Hanzen, C. M., Camiloti, L., & Pinheiro, D. (2018). O REAPROVEITAMENTO DE MADEIRA DE DESCARTE NA CRIAÇÃO DE MOBILIÁRIO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 3, e17525. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/17525

Edição

Seção

ACET Artigos