O DESIGN DA MARCA PROMAZI: O PROCESSO DE SUA CONSTRUÇÃO
Resumo
O objetivo do presente artigo é contribuir nos estudos relacionados à marca e identidade visual no processo de valorização da imagem corporativa e de reconhecimento no mercado. Objetiva-se fomentar a reflexão acerca do papel do designer gráfico no processo estratégico e criativo usando como objeto de pesquisa o redesign da identidade visual para a marca “Criativa Cursos” situada na cidade de Descanso-SC. A empresa tem como principal foco atuar na área de assessorias e treinamentos empresariais. Na pesquisa buscou-se entender o papel da marca, seu histórico e os conceitos relacionados a ela tal como a função do designer nesse processo e a importância de uma identidade visual efetiva para a empresa. Realizou-se uma pesquisa investigativa de caráter exploratório e com abordagem qualitativa, de natureza interpretativa com pesquisa quantitativa complementar. Quanto aos procedimentos metodológicos de projeto compreendem três fases principais: problematização, concepção e aplicações. Como resultado desse trabalho desenvolveu-se o redesign da marca e o manual de aplicação da mesma.Downloads
Referências
FUENTES, Rodolfo.A Prática do Design Gráfico - Uma Metodologia Criativa. São Paulo: Rosari, 2005.
GUIMALHÃES, R. Branding: uma nova filosofia de gestão. Revista ESPM, São Paulo, v. 10, p. 86-103, mar./abr. 2003.
KOTLER, Philip e KELLER, Kevin L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. Rio de Janeiro: Martin Fontes, 1998.
TAVARES, Mauro C. A força da marca: como construir e manter marcas fortes. São Paulo: Harbra, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.