PERCENTUAL DE GORDURA E A PERCEPÇÃO DA AUTOIMAGEM CORPORAL DE UNIVERSITÁRIOS
Resumo
O Presente trabalho teve como intuito a comparação da composição corporal, avaliada através da mensuração das dobras cutâneas, com a percepção da autoimagem corporal utilizando-se o instrumento de Kakeshita et al. (2009).
Através dos dados coletados realizou-se a análise e classificação dos resultados obtidos por meio das avaliações, identificando os níveis de gordura corporal e percepção da autoimagem dos mesmos.
As avaliações ocorreram com 13 acadêmicos da 5ª fase do curso de Educação Física da Universidade do Oeste de Santa Catarina, de São Miguel do Oeste/SC, com idade de 20 a 27 anos, dentre eles estão 6 mulheres e 7 homens.
Para a coleta de dados os acadêmicos utilizaram: um adipômetro para verificação das dobras cutâneas, uma balança para aferição do peso corporal e também foi verificada a estatura a partir de um estadiômetro.
O presente estudo ocorreu através de uma proposta interdisciplinar entre os componentes de Educação Física e Corporeidade e Medidas e Avaliação em Atividade Física.Downloads
Referências
KAKESHITA, Idalina Shiraishi; ALMEIDA, Sebastião de Sousa. Relação entre índice de massa corporal e a percepção da auto-imagem em universitários. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v40n3/19.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2018.
LOIOLA, Cristiene Fernades et al. Dobras cutâneas de estudantes do curso de Educação Física comparadas a outros estudos semelhantes. 2014. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd196/dobras-cutaneas-de-estudantes-de-educacao-fisica.htm>. Acesso em: 03 abr. 2018.
MARINS, João Carlos Bouzas; GIANNICHI, Ronaldo Sérgio. Avaliação e prescrição de atividade física: guia prático. 3. ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003. 341 p. ISBN 8585253126.
RIOS, Daniela Gonçalves et al. Comparação de diferentes métodos de estimativa do percentual de gordura em estudantes universitários. Patos de Minas: Revista Mineira de Ciências da Saúde, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.