ESTÁGIO CURRICULAR NO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Camila Amthauer Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jessica Mayara Wolfart
  • Cleomara Andrighi
  • Samuel Spielgeberg Zuge

Resumo

Introdução: o laboratório de enfermagem serve como recurso para o ensino prático de procedimentos que possibilitem o desenvolvimento de habilidades psicomotoras dos acadêmicos, além de servir como complemento para o ensino a fim de aproximar o conhecimento com o mundo real. Objetivo: relatar a vivência e a importância do estágio no laboratório de enfermagem para os acadêmicos. Método: relato de experiência sobre as aulas práticas no laboratório de enfermagem, realizada por acadêmicos da terceira fase do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus São Miguel do Oeste (SC). Resultados: com a realização das atividades no laboratório de  enfermagem, percebeu-se que os acadêmicos carecem de treinamento técnico, pois é visível a dificuldade de associação de atividades teóricas e práticas em aula com a vivência fora da graduação. Sendo assim, o laboratório cria um espaço para revisão de conteúdos e aproximação de teoria e prática, capacitando com maior eficácia os acadêmicos para estágios fora do campus. Conclusão: por meio dessa experiência, percebe-se que o uso do laboratório de enfermagem não serve apenas como repetição de procedimentos, mas para o desenvolvimento das habilidades psicomotoras ensinadas ao acadêmico inicialmente de forma teórica, buscando demonstrar e simular a realidade do que ele irá vivenciar no estágio e comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-04-18

Como Citar

Amthauer, C., Wolfart, J. M., Andrighi, C., & Zuge, S. S. (2018). ESTÁGIO CURRICULAR NO LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 3, e16921. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/16921

Edição

Seção

ACV Resumos