TERAPIA COGNITIVA E SUA APLICAÇÃO EM ALUNOS DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE DA APAE DE SÃO MIGUEL DO OESTE

Autores

  • JOZIELI MARLENE STUMM UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
  • DANNIELLY APARECIDA BERNARDES UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
  • CRISTIAN ROCKENBACH UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
  • GISELE EDUARDA SCHNEIDER UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
  • JESSICA GABRIELA DA SILVA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

Resumo

O objetivo de estudo deste artigo é de conhecer a prática e atuação do profissional de psicologia dentro da área de Educação Especial - APAE de São Miguel do Oeste. Para descrever este artigo, foi acompanhado o trabalho da Psicóloga Juliana Camini Oliveira em uma palestra para os pais de alunos visando uma maior orientação quanto as dificuldades enfrentadas por seus filhos e para melhor recondução no desenvolvimento cognitivo e motor de cada criança. Durante a palestra foi explanada a importância da estimulação pelos familiares e reforçado a diferença no desenvolvimento de cada um. A palestra socioeducativa abordada pela psicóloga foi de grande valia para um  entendimento maior das fases da criança e a importância da estimulação que deve ser praticada em cada idade para que se tenha um melhor desenvolvimento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SPINILLO, Alina; ROAZZI, Antônio. A atuação do psicólogo na área cognitiva: reflexões e questionamentos. Brasília, 1989. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98931989000300008&script=sci_arttext>. Acesso em: 30 out. 2017.

ATUAÇÃO da Psicologia na Educação Especial. APAE, São Miguel do Oeste: blogspot.com.br, 5 jun. 2012. Disponível em: <http://apaesmo.blogspot.com.br/2012/06/atuacao-da-psicologia-na-educacao.html?m=1>. Acesso em: 30 out. 2017.

MARQUES, António; QUEIRÓS, Cristina; ROCHA, Nuno Barbosa da. Metodologias de reabilitação cognitiva num programa de desenvolvimento pessoal de indivíduos com doença mental e desempregados de longa duração. Porto, 2006. Disponívem em: <http://www.scielo.mec.pt/pdf/psd/v7n1/v7n1a09.pdf>. Acesso em: 30 out. 2017.

ROLIM, Amanda Alencar Machado; GUERRA, Siena Sales Freitas; TASSIGNY, Mônica Mota. Uma leitura de Vygotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. Fortaleza, 2008. Disponível em: <http://brincarbrincando.pbworks.com/f/brincar%20_vygotsky.pdf>. Acesso em: 30 out. 2017.

FUNDAÇÃO TIDE SETÚBAL. Guia para desenvolvimento de reuniões socioeducativas - volume 1. São Paulo: Fundação Tide Setúbal, 2016. Disponível em: <http://cidadeseducadoras.org.br/wp-content/uploads/2016/11/GUIA-RSE_-VOL1.pdf>. Acesso em: 30 out. 2017.

Downloads

Publicado

2018-04-06

Como Citar

STUMM, J. M., BERNARDES, D. A., ROCKENBACH, C., SCHNEIDER, G. E., & DA SILVA, J. G. (2018). TERAPIA COGNITIVA E SUA APLICAÇÃO EM ALUNOS DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE DA APAE DE SÃO MIGUEL DO OESTE. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 3, e16853. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/16853

Edição

Seção

ACV Artigos