ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE DIGNIDADE HUMANA NA VISÃO DE MARTHA NUSSBAUM

Autores

  • Alessandra Franke Steffens Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O presente artigo analisará a concepção de dignidade humana na visão de Martha Nussbaum, a partir do enfoque das capacidades. Para tanto, utilizar-se-á pesquisa descritivo-explicativa do tipo documental-bibliográfica, com viés dedutivo, dedicando-se aos problemas analítico-conceituais do preceito fundamental da dignidade humana na teoria das capacidades da autora referida. Contudo, para entender a teoria, necessário abordar o conceito de dignidade humana como valor nuclear dos direitos humanos, fundamentado a partir do paradigma contemporâneo, o qual determina que a dignidade é um valor intrínseco ao ser humano, sem, contudo, atribuir significado a este vocábulo, apenas reconhecendo a sua existência formal. Todavia, o exercício efetivo desses direitos depende da capacidade das pessoas de exercê-los, motivo pelo qual se faz necessário determinar o significado e a extensão do valor da dignidade humana a partir do enfoque das capacidades sob a ótica de Martha Nussbaum. Por fim, será abordada a dignidade humana como fundamento base no enfoque das capacidades.

 

Palavras-chave: Dignidade Humana, capacidades, Martha Nussbaum

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Franke Steffens, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora da Graduação do Curso de Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina, nas áreas de Direito Penal e Direito Processual Penal

Referências

BOBBIO, Norberto. Era dos Direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 10. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BAEZ, Narciso Leandro Xavier. Direitos do homem, direitos humanos e a morfologia dos direitos fundamentais. In: BAEZ, Narciso Leandro Xavier; LEAL, Rogério Gesta; MEZZAROBA, Orides (org.). Dimensões eficaciais dos direitos fundamentais. São Paulo: Modelo, 2010. p. 15-32.

CASTRO, Suzana de. Resenha Sobre a obra Women and Human Development – The Capabilities Approach. Revista Redescrições – Revista on line do GT de Pragmatismo e Filosofia Norte-americana Ano I, número 2, 2009

CUNHA, Alexandre dos Santos. A normatividade da pessoa humana: o estudo jurídico da personalidade e o Código Civil de 2002. Rio de Janeiro: Forense, 2005.

FABRES, Ricardo Rojas. Considerações em torno de uma concepção exigente da dignidade humana. Emancipação, Ponta Grossa, 15(1): 9-21, 2015. Disponível em <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao.

FURTADO, Emmanuel. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Humanos. In: TRINDADE, Antônio Augusto Cançado; LEAL, César Barros (org) O respeito à Dignidade da Pessoa Humana. Fortaleza: Instituto Brasileiro de Direitos Humanos, 2015. p.281-136.

KANT, Immanuel. A metafísica dos costumes. Tradução de Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 2003. (Série Clássicos Edipro).

NETO, Arthur Maria Ferreira. A viabilidade de uma contratualismo Ralwsianoaristotélico: Uma análise crítica de “Frontiers of Justice” e a tentativa de conjugação de tradições filosóficas rivais. Dissertação apresentada Dissertação apresentada no Curso de Pós-graduação em Filosofia da PUCRS, 2008.

NUSSBAUM, Martha. Fronteiras da Justiça: deficiência, nacionalidade, pertencimento à espécie. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 14. ed., rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2013.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos Direitos Fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 12. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2015.

___________. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.

___________. Dimensões da dignidade: ensaios de filosofia do direito e direito constitucional. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.

SEN, Amartya. Development as Capability Expansion. Tradução Regis Castro Andrade, Jounal of Development Planning, nº 19, 1989.

REICHER, Stella Camlot. Capacidades e Direitos Humanos: uma análise conceitual sob a ótica de Martha Naussbaum. USP: São Paulo, 2009.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Steffens, A. F. (2017). ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE DIGNIDADE HUMANA NA VISÃO DE MARTHA NUSSBAUM. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 2, e15908. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/15908

Edição

Seção

ACH Artigos