ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE DIGNIDADE HUMANA NA VISÃO DE MARTHA NUSSBAUM
Resumo
O presente artigo analisará a concepção de dignidade humana na visão de Martha Nussbaum, a partir do enfoque das capacidades. Para tanto, utilizar-se-á pesquisa descritivo-explicativa do tipo documental-bibliográfica, com viés dedutivo, dedicando-se aos problemas analítico-conceituais do preceito fundamental da dignidade humana na teoria das capacidades da autora referida. Contudo, para entender a teoria, necessário abordar o conceito de dignidade humana como valor nuclear dos direitos humanos, fundamentado a partir do paradigma contemporâneo, o qual determina que a dignidade é um valor intrínseco ao ser humano, sem, contudo, atribuir significado a este vocábulo, apenas reconhecendo a sua existência formal. Todavia, o exercício efetivo desses direitos depende da capacidade das pessoas de exercê-los, motivo pelo qual se faz necessário determinar o significado e a extensão do valor da dignidade humana a partir do enfoque das capacidades sob a ótica de Martha Nussbaum. Por fim, será abordada a dignidade humana como fundamento base no enfoque das capacidades.
Palavras-chave: Dignidade Humana, capacidades, Martha Nussbaum
Downloads
Referências
BOBBIO, Norberto. Era dos Direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 10. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
BAEZ, Narciso Leandro Xavier. Direitos do homem, direitos humanos e a morfologia dos direitos fundamentais. In: BAEZ, Narciso Leandro Xavier; LEAL, Rogério Gesta; MEZZAROBA, Orides (org.). Dimensões eficaciais dos direitos fundamentais. São Paulo: Modelo, 2010. p. 15-32.
CASTRO, Suzana de. Resenha Sobre a obra Women and Human Development – The Capabilities Approach. Revista Redescrições – Revista on line do GT de Pragmatismo e Filosofia Norte-americana Ano I, número 2, 2009
CUNHA, Alexandre dos Santos. A normatividade da pessoa humana: o estudo jurídico da personalidade e o Código Civil de 2002. Rio de Janeiro: Forense, 2005.
FABRES, Ricardo Rojas. Considerações em torno de uma concepção exigente da dignidade humana. Emancipação, Ponta Grossa, 15(1): 9-21, 2015. Disponível em <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao.
FURTADO, Emmanuel. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Humanos. In: TRINDADE, Antônio Augusto Cançado; LEAL, César Barros (org) O respeito à Dignidade da Pessoa Humana. Fortaleza: Instituto Brasileiro de Direitos Humanos, 2015. p.281-136.
KANT, Immanuel. A metafísica dos costumes. Tradução de Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 2003. (Série Clássicos Edipro).
NETO, Arthur Maria Ferreira. A viabilidade de uma contratualismo Ralwsianoaristotélico: Uma análise crítica de “Frontiers of Justice” e a tentativa de conjugação de tradições filosóficas rivais. Dissertação apresentada Dissertação apresentada no Curso de Pós-graduação em Filosofia da PUCRS, 2008.
NUSSBAUM, Martha. Fronteiras da Justiça: deficiência, nacionalidade, pertencimento à espécie. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 14. ed., rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2013.
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos Direitos Fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 12. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2015.
___________. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.
___________. Dimensões da dignidade: ensaios de filosofia do direito e direito constitucional. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.
SEN, Amartya. Development as Capability Expansion. Tradução Regis Castro Andrade, Jounal of Development Planning, nº 19, 1989.
REICHER, Stella Camlot. Capacidades e Direitos Humanos: uma análise conceitual sob a ótica de Martha Naussbaum. USP: São Paulo, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.