PERFIL DOS RECÉM-NASCIDOS EM FOTOTERAPIA DE SÃO MIGUEL DO OESTE, SC, BRASIL

Autores

  • Suzi Sinara Zambenedett de Oliveira
  • Crhis Netto de Brum
  • Samuel Spiegelberg Zuge Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: Para o recém-nascido (RN) com icterícia, independentemente da etiologia, a fototerapia é utilizada para converter bilirrubina não-conjugada na forma hidrossolúvel menos tóxica que pode ser excretada. Assim, além de possíveis problemas vinculados a hiperbilirrubinemia, as lesões oculares, da pele e a dificuldade de manuseio pelo profissional de saúde, podem ser um dos dificultadores na utilização da fototerapia para o RN. Objetivo: identificar o perfil dos RNs que realizaram fototerapia em São Miguel do Oeste. Método: trata-se de um estudo descritivo-exploratório, em fonte secundária, de abordagem quantitativa. Serão coletados dados dos RNs que desenvolveram hiperbilirrubinemia e necessitaram realizar fototerapia em dois hospitais de São Miguel do Oeste. Serão incluídos os RNs que apresentaram taxa de bilirrubina alterada e realizaram fototerapia, no ano de 2016. E excluídos os RNs que apresentaram taxa de bilirrubina alterada, mas não necessitaram realizar o tratamento de fototerapia. Os dados serão digitados no programa Epi-info®, versão 7, e após verificação de erros e inconsistências será analisado estatisticamente, no Programa PASW Statistics® versão 18.0 for Windows. O presente projeto foi aprovado pelo Comitê de ética da Universidade do Oeste de Santa Catarina sob parecer número 2.193.178. Resultados esperados: a partir do exposto os dados permitirão identificar o perfil de RNs em fototerapia, a fim de propor estratégias de cuidado e de minimizar as complicações oriundas da hiperbilirrubinemia e da exposição próprio tratamento. Palavras-chave - Icterícia neonatal, Fototerapia, Intervenções de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Spiegelberg Zuge, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pelo PPGENF Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Mestre em Enfermagem pela UFSM/RS. Licenciado em Educação pelo curso de Formação de Professores para a Educação Profissional da UFSM/RS e Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela UFSM. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde da UFRGS e participante do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Saúde e Cuidado da UFFS. Bolsista de Doutorado/CAPES. Professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor Efetivo da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus SMO. Tem experiência profissional na área da Enfermagem com ênfase em Clínica Cirúrgica e Médica, Centro Cirúrgico, CME e Sala Recuperação Anestésica. Atua nos seguintes temas: abordagem quantitativa, saúde do adulto e idoso,Centro Cirúrgico, Diagnóstico de Enfermagem, Processo de Enfermagem, Condições Crônicas de Saúde, Adesão ao tratamento medicamentoso e questões relacionadas a vulnerabilidade.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Oliveira, S. S. Z. de, Brum, C. N. de, & Zuge, S. S. (2017). PERFIL DOS RECÉM-NASCIDOS EM FOTOTERAPIA DE SÃO MIGUEL DO OESTE, SC, BRASIL. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 2, e15799. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/15799

Edição

Seção

ACV Resumos