ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA NA PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES

Autores

  • Mirelle Kerkhoff
  • Gabriela Bertochi
  • Indianara Korb Rosa
  • Crhis Netto de Brum
  • Samuel Spiegelberg Zuge Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: os educadores se sentem despreparados para abordar orientação sexual em sala de aula, avaliando necessárias iniciativas e projetos para tornar eficaz esta educação. Objetivo: identificar a percepção dos educadores sobre a temática da orientação sexual na escola. Método: pesquisa qualitativa; descritiva exploratória, tendo por cenário uma escola pública do Oeste de Santa Catarina, com 15 educadores. A produção de dados ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada, no período de setembro a outubro de 2014, após ser aprovado pelo Comitê de Ética pelo protocolo número 753.432, respeitando as normas éticas da Resolução número 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde. Os dados obtidos foram analisados conforme a Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: os educadores percebem o tema como um solo em que nunca pisaram, se sentindo despreparados e por vezes, não trabalhando a temática em sala de aula, a não ser que recebam auxílio de outro profissional da área. Contudo, a orientação sexual precisa ser debatida na escola, pois é um tema essencial para o desenvolvimento dos adolescentes. Os educadores percebem a importância da família neste contexto, pois ela precede a escola e abre espaço para a reflexão e discussão. Conclusão: Logo, torna-se evidente a necessidade de criar projetos para tornar a orientação sexual mais eficiente nas escolas, envolvendo a família e incentivando o diálogo entre jovens e pais. Palavras-Chave: Educação sexual. Educador. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Spiegelberg Zuge, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pelo PPGENF Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Mestre em Enfermagem pela UFSM/RS. Licenciado em Educação pelo curso de Formação de Professores para a Educação Profissional da UFSM/RS e Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela UFSM. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde da UFRGS e participante do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Saúde e Cuidado da UFFS. Bolsista de Doutorado/CAPES. Professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor Efetivo da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus SMO. Tem experiência profissional na área da Enfermagem com ênfase em Clínica Cirúrgica e Médica, Centro Cirúrgico, CME e Sala Recuperação Anestésica. Atua nos seguintes temas: abordagem quantitativa, saúde do adulto e idoso,Centro Cirúrgico, Diagnóstico de Enfermagem, Processo de Enfermagem, Condições Crônicas de Saúde, Adesão ao tratamento medicamentoso e questões relacionadas a vulnerabilidade.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Kerkhoff, M., Bertochi, G., Rosa, I. K., Brum, C. N. de, & Zuge, S. S. (2017). ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA NA PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 2, e15798. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/15798

Edição

Seção

ACV Resumos