DENGUE: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO, ATITUDES E PRÁTICAS DA POPULAÇÃO

Autores

  • Gabriela Bertochi
  • Indianara Korb Rosa
  • Mirelle Kerkhoff
  • Vanessa Pandolfo
  • Crhis Netto de Brum
  • Samuel Spiegelberg Zuge Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: a dengue é um importante problema de saúde pública, e está diretamente ligada com a questão ambiental. É necessário que a população esteja ciente das medidas que devem ser tomadas para evitar a proliferação da doença por meio de estratégias de promoção e prevenção de saúde. Objetivo: avaliar o conhecimento, atitudes e as práticas (CAP) da população em relação à dengue e seu controle. Metódo: estudo descritivo-exploratório de abordagem quantitativa, com adultos de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Extremo Oeste de Santa Catarina, no período de agosto e setembro de 2016. Foi utilizado o instrumento de pesquisa autoaplicável contendo: questionário sócio-demográfico, econômico e características da residência; e questionário CAP. Foram realizadas análises descritivas. O projeto recebeu aprovação do Comitê de Ética, sob parecer 1.576.498. Resultados: a amostra do estudo foi composta por 104 pessoas. Todos os participantes da pesquisa revelaram já ter ouvido falar sobre a dengue, principalmente pela TV ou por trabalhadores da saúde; 98 pessoas afirmaram que a dengue é transmitida através de mosquitos e 85 que acontecem mais casos no verão. A população apresentou conhecimento e atitudes satisfatórias sobre a doença, porém, as práticas de prevenção foram consideradas regulares. Conclusão: portanto, é importante a elaboração de estratégias e medidas que melhorem o conhecimento, as atitudes e as práticas em relação a dengue, para que venha a diminuir o número de casos na região do extremo oeste de SC. Palavras-chave: Dengue; Conhecimento; Comportamentos; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Spiegelberg Zuge, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pelo PPGENF Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Mestre em Enfermagem pela UFSM/RS. Licenciado em Educação pelo curso de Formação de Professores para a Educação Profissional da UFSM/RS e Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela UFSM. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde da UFRGS e participante do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Saúde e Cuidado da UFFS. Bolsista de Doutorado/CAPES. Professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor Efetivo da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus SMO. Tem experiência profissional na área da Enfermagem com ênfase em Clínica Cirúrgica e Médica, Centro Cirúrgico, CME e Sala Recuperação Anestésica. Atua nos seguintes temas: abordagem quantitativa, saúde do adulto e idoso,Centro Cirúrgico, Diagnóstico de Enfermagem, Processo de Enfermagem, Condições Crônicas de Saúde, Adesão ao tratamento medicamentoso e questões relacionadas a vulnerabilidade.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Bertochi, G., Rosa, I. K., Kerkhoff, M., Pandolfo, V., Brum, C. N. de, & Zuge, S. S. (2017). DENGUE: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO, ATITUDES E PRÁTICAS DA POPULAÇÃO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 2, e15789. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/15789

Edição

Seção

ACV Resumos