PROJETO DE EXTENSÃO: DISCUTINDO O PRECONCEITO E A PREVENÇÃO A INFECÇÃO PELO HIV

Autores

  • Cleomara Andrighi
  • Jessica Mayara Wolfart
  • Danieli Covalski
  • Cleber Cavagnoli
  • Crhis Netto de Brum
  • Samuel Spiegelberg Zuge Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) configura uma problemática de saúde pública. O curso de Graduação de Enfermagem da UNOESC-Campus São Miguel do Oeste possui um projeto de extensão intitulado: Discutindo o preconceito e a prevenção a infecção pelo HIV. Objetivo: promover espaços de discussão, atividades de educação popular em saúde e educação permanente. Metodologia: Encontros, que consistiram em explanações, com abordagem dos seguintes temas: HIV como problema de saúde pública, conhecimentos teóricos, a fim de esclarecer e problematizar questões que favoreçam a reflexão e a propagação das informações, desmitificando tabus e o preconceito, que é um dos principais fatores de exclusão social. Além disso, foram apresentados vídeos com diferentes enfoques acerca do tema, que estimulavam debates posteriores. Esse projeto também participou de campanhas promovidas pelo curso, onde foram distribuídos para a população folhetos informativos e preservativos, além de serem orientados sobre práticas sexuais seguras. Resultados: apesar da gama de informações disponíveis sobre o HIV ainda se tem um preconceito social evidente para com um soro positivo, problema que busca-se solucionar com sensibilizações e conscientizações, pois de nada adianta ter acesso a informações e não fazer uso delas. Conclusão: as atividades extensionistas que estão sendo desenvolvidas por esse projeto repercutem no processo de construção de conhecimentos, reformulação de conceitos e ideias e possibilitam reflexões sobre o tema abordado, por parte dos acadêmicos. Palavras-chave - Vírus da Imunodeficiência Humana. Promoção da Saúde. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Spiegelberg Zuge, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pelo PPGENF Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Mestre em Enfermagem pela UFSM/RS. Licenciado em Educação pelo curso de Formação de Professores para a Educação Profissional da UFSM/RS e Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela UFSM. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde da UFRGS e participante do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Saúde e Cuidado da UFFS. Bolsista de Doutorado/CAPES. Professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor Efetivo da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus SMO. Tem experiência profissional na área da Enfermagem com ênfase em Clínica Cirúrgica e Médica, Centro Cirúrgico, CME e Sala Recuperação Anestésica. Atua nos seguintes temas: abordagem quantitativa, saúde do adulto e idoso,Centro Cirúrgico, Diagnóstico de Enfermagem, Processo de Enfermagem, Condições Crônicas de Saúde, Adesão ao tratamento medicamentoso e questões relacionadas a vulnerabilidade.

Downloads

Publicado

2017-11-01

Como Citar

Andrighi, C., Wolfart, J. M., Covalski, D., Cavagnoli, C., de Brum, C. N., & Zuge, S. S. (2017). PROJETO DE EXTENSÃO: DISCUTINDO O PRECONCEITO E A PREVENÇÃO A INFECÇÃO PELO HIV. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 2, e15773. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/15773

Edição

Seção

ACV Resumos