ENFERMA-RIA: O LÚDICO COMO FERRAMENTA NO CUIDADO DO ADULTO E IDOSO HOSPITALIZADO

Autores

  • Cleber Cavagnoli
  • Kélen Antunes
  • Daniela Graczik
  • Jéssica Wolfart
  • Crhis Netto de Brum
  • Samuel Spiegelberg Zuge Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: o processo de hospitalização envolve procedimentos dolorosos desconfortáveis e modifica o cotidiano dos pacientes e de sua família, resultando em uma experiência, normalmente, difícil e estressante para ambas. Objetivo: relatar as ações do Projeto de Extensão Enferma-Ria. Método: relato de Experiência do Projeto de extensão "Enferma-Ria: promovendo à saúde do adulto e idoso hospitalizado". Este projeto foi elaborado com a finalidade de auxiliar a promoção e a recuperação da saúde dos adultos e idosos que vivenciam o processo de hospitalização, utilizando a palhaçaria como ferramenta de suas ações. Resultados: a implantação do programa de extensão que abarca o projeto busca conduzir ações lúdicas. Em um primeiro momento os acadêmicos realizam uma leitura dos prontuários de enfermagem para então, conduzir as ações que serão desenvolvidas para adultos, idosos e seus familiares e após, se caracterizam como palhaços para darem início as abordagens lúdicas. Conclusão: o intuito de trabalhar com o palhaço no hospital consiste em potencializar a criação de um ambiente que favoreça a constituição de vínculos por meio das brincadeiras e estímulo ao riso, na  perspectiva de promoção do contato e da empatia entre paciente-família-profissionais-de-saúde e intuito de minimizar danos ao tratamento. Palavras-chave - Enfermagem, Saúde do adulto, Saúde do idoso , Palhaçaria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Spiegelberg Zuge, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pelo PPGENF Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Mestre em Enfermagem pela UFSM/RS. Licenciado em Educação pelo curso de Formação de Professores para a Educação Profissional da UFSM/RS e Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela UFSM. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde da UFRGS e participante do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Saúde e Cuidado da UFFS. Bolsista de Doutorado/CAPES. Professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor Efetivo da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus SMO. Tem experiência profissional na área da Enfermagem com ênfase em Clínica Cirúrgica e Médica, Centro Cirúrgico, CME e Sala Recuperação Anestésica. Atua nos seguintes temas: abordagem quantitativa, saúde do adulto e idoso,Centro Cirúrgico, Diagnóstico de Enfermagem, Processo de Enfermagem, Condições Crônicas de Saúde, Adesão ao tratamento medicamentoso e questões relacionadas a vulnerabilidade.

Downloads

Publicado

2017-11-01

Como Citar

Cavagnoli, C., Antunes, K., Graczik, D., Wolfart, J., de Brum, C. N., & Zuge, S. S. (2017). ENFERMA-RIA: O LÚDICO COMO FERRAMENTA NO CUIDADO DO ADULTO E IDOSO HOSPITALIZADO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 2, e15769. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/15769

Edição

Seção

ACV Resumos