ESTADO NUTRICIONAL: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS CRIANÇAS NA ESCOLA MUNICIPAL EMMA BALKE DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE
Resumo
Introdução: a população brasileira, nas últimas décadas, apresentou várias mudanças nutricionais, passando de desnutrição para excesso de peso ou obesidade relacionado a novos hábitos alimentares adotados. Além dessas mudanças, ocorreu um aumento na expectativa de vida contribuindo diretamente no desenvolvimento tardio de doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade. Objetivo: identificar o estado nutricional das crianças na Escola Municipal Emma Balke no município de São Miguel do Oeste. Método: trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem quantitativa, o qual será realizado na Escola Municipal Emma Balke do Centro, São Miguel do Oeste–SC. Os sujeitos de pesquisa serão crianças de 3 à 9 anos e 5 meses, independente do sexo, que possuem matrícula na escola. Serão excluídas as crianças acima de 9 anos e 5 meses. A amostra do estudo será de 357 crianças, o qual serão selecionadas por meio de amostragem probabilística. A coleta de dados ocorrerá entre os meses de agosto a setembro de 2017. O projeto recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UNOESC, e está alicerçado nos preceitos éticos da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados esperados: os achados desta pesquisa devem revelar os hábitos alimentares e IMC das crianças que frequentam a escola Emma Balke. Palavras-chave - Saúde da Criança; Nutrição; Obesidade; Enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.