IATROGENIAS NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Resumo
Introdução: Iatrogenia pode ser definida pela ação prejudicial dos profissionais de saúde, inclusive da equipe de enfermagem, durante a prestação da assistência ora pelo resultado indesejável relacionado à observação, à monitorização ou a intervenção terapêutica. As iatrogenias podem ser acometidas ainda por falhas técnicas, falhas de conduta e/ou das infrações ético-legais, vislumbrando o cuidado de modo integral. Objetivos: identificar as iatrogenias associadas à assistência de enfermagem em atendimentos de urgência e emergência. Método: pesquisa exploratória e bibliográfica, de caráter qualitativo. Resultados e Conclusão: As iatrogenias assistenciais de enfermagem estão longe de serem consideradas admissíveis e/ou aceitáveis. Os profissionais de enfermagem tem a obrigação de assegurar assistência livre de danos decorrentes de imperícia, negligência e imprudência mantendo-se atualizado e respeitando os preceitos éticos da profissão. Nesse sentido, uma das medidas que se impõe como necessária e procedente estariam relacionadas ao desenvolvimento de programas de educação continuada para equipes de saúde, formação de comissões internas de ética de enfermagem, segurança do paciente, sistematização da assistência de enfermagem, bem como, desenvolvimento de protocolos e rotinas assistências, e ainda, atividade de supervisão do
enfermeiro assistencial ou gerencial. Nota-se que as principais iatrogenias são erro na adminsitração de medicamentos, infecções nosocomiais, manipulação incorreta de dispositivos e comunicação inadequada.
Palavras-chave: Educação em Saúde. Ética. Assistência de Enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.