A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - UMA COMPARAÇÃO ENTRE OS CEJAS DE TRÊS MUNICÍPIOS DO EXTREMO OESTE DE SANTA CATARINA
Resumo
O presente trabalho apresenta análises realizadas por acadêmicos de Psicologia, no componente de Psicologia Escolar, em três Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), da região do Extremo Oeste de Santa Catarina. O objetivo foi a inserção nesse campo de atuação profissional, possibilitando aos acadêmicos a prática de elaboração de diagnóstico e formulação de possibilidades de estratégias de intervenção, por meio de observação de campo e realização de entrevistas nos locais mencionados. Realizaram-se comparações entre as instituições, baseadas nas diferenças dos métodos de ensino, na forma de atendimento aos alunos e percepções alcançadas em cada instituição. A partir destas comparações - explicadas com embasamento teórico acerca da educação de jovens e adultos - será possível criar estratégias para qualificar a forma de ensino-aprendizagem de cada instituição.Downloads
Referências
BRITO, Danielle Santos de. A importância da leitura na formação social do indivíduo, Periódico de Divulgação Científica da FALS, n. VIII, jun. 2010. p. 1-7. Disponível em: <http://www.fals.com.br/revela12/Artigo4_ed08.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2017.
CAMARGO, Denise de; MAHEIRIE, Kátia; WAZLAWICK, Patrícia. Significados e sentidos da música: uma breve "composição" a partir da psicologia históico-cultural, Psicologia em Estudo, Maringá, v. 12, n. 1, p. 105-113, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v12n1/v12n1a12>. Acesso em: 15 jun. 2017.
CAVALCANTI, Engracia Manhães Gabriel de Brito; SANTOS, Sharlys Jardim da Silva. O psicológo escolar e o EJA: contribuições no campo educacional, Revista Científica Interdisciplinar, n.4, v. 2, dez. 2015. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2017.
CORRÊA, D. M. W.; SILVEIRA, J. F.; ABAID, J. L. W. O Psicólogo (a) e a instituição escolar, p. 2-4. Disponível em: <http://www.unifra.br/eventos/sepe2012/Trabalhos/5844.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2017.
GOVERNO DO RIO DE JANEIRO. O que é Ceja? Disponível em: <http://cederj.edu.br/ceja/o-que-e-ceja/>.Acesso em: 07 jun. 2017.
HADDAD, Sergio et al. Educação de Jovens e Adultos no Brasil, Brasília, 2002, p. 25-29. Disponível em: <http://www.bdae.org.br/dspace/bitstream/123456789/2429/1/ESTADO_ARTE_EJA_1986_1998.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2017.
MARTINEZ, Albertina Mitjáns. O que pode fazer o psicólogo na escola? Em aberto, v. 23, n, 83, Brasília, mar. 2010. Disponível em: <http://leticiawfrancomartins.pbworks.com/w/file/fetch/98938496/Texto%201.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2017.
NASCIMENTO, Ana Carolina dos Santos; REIS, Gislaine Kessia; SANTOS, Miriam dos. Visita técnica: contribuindo na formação do profissional da Ciência da Informação, 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Disponível em: <http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/viewFile/1150/894>. Acesso em: 5 jun. 2017.
NEVES, P. M. Psicologia escolar e música: Mobilizando afetos e promovendo vivências na classe de recuperação. Puc-Campinas, 18 ed., 2015. Disponível em: <http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/bitstream/tede/352/1/Maura%20Assad%20Pimenta%20Neves.pdf>. Acesso em 30 maio 2017.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e Adultos como Sujeitos de Conhecimneto e Aprendizagem, 199, p. 2-5. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2017.
POUBEL, Clarissa Menezes de Souza; SILVA, Cristiana Barcelos da. A educação de jovens e adultos sob o viés da história e de reptos contemporâneos, Revista Científica Interdisciplinar, n. 4, v. 2, dez. 2015. p. 473-479. Disponível em: <http://revista.srvroot.com/linkscienceplace/index.php/linkscienceplace/article/viewFile/202/129>. Acesso em: 15 jun. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.