DA PRESCRITIBILIDADE DAS AÇÕES DE RESSARCIMENTO AO ERÁRIO DECORRENTES DE ATO DE IMPROBIDADE: ANÁLISE SISTÊMICA SOB A ÓTICA DE APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA

Autores

  • Alessandro Tiesca Pereira UNOESC, Campus São Miguel do Oeste

Resumo

A tese de imprescritibilidade das ações de ressarcimento oriundas de atos de improbidade tem causado indignação e muita divergência tanto no cenário acadêmico quanto no jurídico-profissional, principalmente pela essência do Estado brasileiro, firmada nos ideais de legalidade e impessoalidade, como forma de assegurar o fortalecimento das instituições jurídicas e, por fim, garantir a efetividade do Processo Democrático de Direito. O presente trabalho se foca exatamente no estudo sistêmico do § 5º do art. 37 da Constituição Federal, seja para saber, de acordo com uma análise hermenêutica, qual o alcance da norma, bem ainda parametrizar sua aplicabilidade em consonância com o princípio da segurança jurídica, fundamental para que o Estado Democrático de Direito mantenha-se firme e sólido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM FILHO, Agnelo. Critério Científico para Distinguir a Prescrição da Decadência e para Identificar as Ações Imprescritíveis. São Paulo: RT, 1986.

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Curso de Direito Administrativo. 28.ed. São Paulo: Malheiros, 2011.

CÂMARA LEAL, Antônio Luís. Da Prescrição e da Decadência. 2ed. Rio de Janeiro: Saraiva, 1959, p. 26.

CARVALHO, Antônio Roberto Winter de. Reflexões Acerca da Prescritibilidade nas Ações de Ressarcimento ao Erário Previstas no Art. 37, § 5º da Constituição. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, 2010, nº 253.

GUIMARÃES, Daniel Serra Azul. Prescrição e Decadência no Direito Administrativo. São Paulo: Quartier Latin, 2010.

VALIM, Rafael; OLIVEIRA, José Roberto Pimenta; DAL POZZO, Augusto Neves. Tratado sobre o Princípio da Segurança Jurídica no Direito Administrativo, Belo Horizonte: Fórum, 2013.

BRASIL, Superior Tribunal de Justiça. Informativo nº 381, dez.2008. Disponível em: http://www.stj.jus.br.

BRASIL, Senado Federal. Bases Históricas. Disponível em: http://www.senado. gov.br/legislação/BasesHist/.

Downloads

Publicado

2017-09-15

Como Citar

Tiesca Pereira, A. (2017). DA PRESCRITIBILIDADE DAS AÇÕES DE RESSARCIMENTO AO ERÁRIO DECORRENTES DE ATO DE IMPROBIDADE: ANÁLISE SISTÊMICA SOB A ÓTICA DE APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 2, e15391. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/15391

Edição

Seção

ACH Artigos