PROCESSO DE ADOLESCER VISÃO DE PAIS DE FILHOS COM SÍNDROME DE DOWN

Autores

  • Danieli Covalski
  • Indianara Bressler
  • Jessica Mayara Wolfart
  • Cleomara Andrighi
  • Érika Eberlline Pacheco dos Santos
  • Crhis Netto de Brum
  • Samuel Spiegelberg Zuge Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: a Síndrome de Down (SD) é associada a limitações e está envolve preconceitos e falta de conhecimentos. Apesar disso, pessoas com SD tem necessidades semelhantes as de qualquer outras, especialmente em momentos de mudanças psicológicas, sociais, incertezas e dúvidas como é o processo de adolescer. Objetivo: compreender a visão de pais de pessoas com SD sobre a temática adolescer. Método: pesquisa descritiva-exploratória, de cunho qualitativo. A coleta de dados foi realizada durante o mês de setembro de 2016 e a população de estudo foi composta por pais (pai ou mãe) ou cuidador familiar de pessoas com diagnóstico de SD que frequentavam a APAE dos municípios de Iporã do Oeste/SC e São João do Oeste/SC. Resultados: identificou-se duas concepções, para alguns pais a adolescência é apontada como uma situação normal, que não difere do processo passado pelos demais filhos ou demais adolescentes, e para outros pais a adolescência é um processo diferente, que tende a despertar mais tarde, e ocorre em ciclos interligados, podendo apresentar atitudes ora típicas de crianças, ora de adultos, sem a imposição de um marco temporal definido, ou por meio de fases definidas com base na faixa-etária. Conclusão: a partir dos achados desse estudo foi possível refletir sobre o
processo de adolescer de pessoas de Síndrome de Down a partir do olhar da família, destacando que é necessário respeitar o potencial de desenvolvimento de pessoas com SD sem subestima-los, contribuindo para a contrução da independência e alcance de bem-estar favorecendo tanto o indivíduo, como sua família.

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Biografia do Autor

Samuel Spiegelberg Zuge, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pelo PPGENF Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Mestre em Enfermagem pela UFSM/RS. Licenciado em Educação pelo curso de Formação de Professores para a Educação Profissional da UFSM/RS e Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela UFSM. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde da UFRGS e participante do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Saúde e Cuidado da UFFS. Bolsista de Doutorado/CAPES. Professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor Efetivo da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus SMO. Tem experiência profissional na área da Enfermagem com ênfase em Clínica Cirúrgica e Médica, Centro Cirúrgico, CME e Sala Recuperação Anestésica. Atua nos seguintes temas: abordagem quantitativa, saúde do adulto e idoso,Centro Cirúrgico, Diagnóstico de Enfermagem, Processo de Enfermagem, Condições Crônicas de Saúde, Adesão ao tratamento medicamentoso e questões relacionadas a vulnerabilidade.

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Publicado

2017-09-15

Como Citar

Covalski, D., Bressler, I., Wolfart, J. M., Andrighi, C., Santos, Érika E. P. dos, de Brum, C. N., & Zuge, S. S. (2017). PROCESSO DE ADOLESCER VISÃO DE PAIS DE FILHOS COM SÍNDROME DE DOWN. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 2, e15258. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/15258

Edição

Seção

ACV Resumos