PROCESSO DE ADOLESCER VISÃO DE PAIS DE FILHOS COM SÍNDROME DE DOWN
Resumo
Introdução: a Síndrome de Down (SD) é associada a limitações e está envolve preconceitos e falta de conhecimentos. Apesar disso, pessoas com SD tem necessidades semelhantes as de qualquer outras, especialmente em momentos de mudanças psicológicas, sociais, incertezas e dúvidas como é o processo de adolescer. Objetivo: compreender a visão de pais de pessoas com SD sobre a temática adolescer. Método: pesquisa descritiva-exploratória, de cunho qualitativo. A coleta de dados foi realizada durante o mês de setembro de 2016 e a população de estudo foi composta por pais (pai ou mãe) ou cuidador familiar de pessoas com diagnóstico de SD que frequentavam a APAE dos municípios de Iporã do Oeste/SC e São João do Oeste/SC. Resultados: identificou-se duas concepções, para alguns pais a adolescência é apontada como uma situação normal, que não difere do processo passado pelos demais filhos ou demais adolescentes, e para outros pais a adolescência é um processo diferente, que tende a despertar mais tarde, e ocorre em ciclos interligados, podendo apresentar atitudes ora típicas de crianças, ora de adultos, sem a imposição de um marco temporal definido, ou por meio de fases definidas com base na faixa-etária. Conclusão: a partir dos achados desse estudo foi possível refletir sobre o
processo de adolescer de pessoas de Síndrome de Down a partir do olhar da família, destacando que é necessário respeitar o potencial de desenvolvimento de pessoas com SD sem subestima-los, contribuindo para a contrução da independência e alcance de bem-estar favorecendo tanto o indivíduo, como sua família.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.