PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA
Resumo
Introdução: o profissional enfermeiro tem uma jornada de trabalho sobrecarregada, sua preocupação esta voltada à organização e gerenciamento da equipe e prestação dos cuidados, no entanto, deixam de lado os cuidados voltados à própria saúde e a sua qualidade de vida. Objetivo: identificar as médias de cada domínio da qualidade de vida dos profissionais de enfermagem de um Hospital Regional da região do Extremo Oeste de Santa Catarina. Método: pesquisa descritiva-exploratória, de abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada no Hospital Regional da região do Extremo Oeste de Santa Catarina. A coleta de dados ocorreu entre os meses de agosto e setembro de 2016, sendo utilizado para este fim, um instrumento contendo: Questionário sócio demográfico, econômico e características funcionais do trabalho e a Escala WHOQOL-BREF. Resultados: Na avaliação da Escala do WHOQOL-BREF (26 perguntas), apresentam-se as médias que cada domínio que a compõem: Domínio físico (74,21; ± 12,63); Domínio psicológico (68,40, ± 12,57), Domínio relações sócias (71,75; ± 14,88), Domínio meio ambiente (64,06; ± 12,27), Domínio da qualidade de vida geral (18,25; ± 3,16). Conclusão: é de extrema importância o cuidado com a saúde do trabalhador, tornando-se necessário um bom gerenciamento e
planejamento de medidas em educação em saúde, essencial para realizar intervenções focadas na qualidade de vida do profissional de enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.