VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO EXTRACURRICULAR NO AMBIENTE HOSPITALAR

Autores

  • Fernanda Lenkner
  • Samuel Spiegelberg Zuge Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: o estágio proporciona a relação com a teoria e prática, sendo fundamental para o desenvolvimento da construção do conhecimento. A vivência possibilita a compreensão de que a teoria e a prática se completam e se constituem. É um momento de aprendizado único e fundamental, visando ao acadêmico poder aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas anteriores. Objetivo: relatar a vivência de estágio extracurricular no Hospital Nossa Senhora das Mercês em Iporã do Oeste. Método: trata-se de um relato de experiência, o qual foi realizado acompanhamento da supervisora enfermeira da unidade, pela acadêmica de enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste (SC). Resultados: a partir disso, foi observado que não consiste somente em ter habilidades técnicas, mas também deve haver uma formação ética e humanizada do profissional, pois assim, haverá uma recuperação mais eficiente do paciente, abordando não só as necessidades físicas, mas as emocionais também. Foi observada também, importância de olhar cada paciente como um todo, pois cada um tem suas características, sendo que deve haver união e respeito entre a equipe. Conclusão: através desta experiência, ela pode relacionar-se com profissionais formados há muitos anos, tendo várias experiências, então, isso fez com que sentisse mais curiosidade e entusiasmo em estudar, sem contar
que o estágio é uma ótima oportunidade para o acadêmico crescer pessoalmente e ser um profissional de sucesso, articulando a teoria com a prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Spiegelberg Zuge, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pelo PPGENF Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Mestre em Enfermagem pela UFSM/RS. Licenciado em Educação pelo curso de Formação de Professores para a Educação Profissional da UFSM/RS e Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela UFSM. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde da UFRGS e participante do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Saúde e Cuidado da UFFS. Bolsista de Doutorado/CAPES. Professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor Efetivo da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus SMO. Tem experiência profissional na área da Enfermagem com ênfase em Clínica Cirúrgica e Médica, Centro Cirúrgico, CME e Sala Recuperação Anestésica. Atua nos seguintes temas: abordagem quantitativa, saúde do adulto e idoso,Centro Cirúrgico, Diagnóstico de Enfermagem, Processo de Enfermagem, Condições Crônicas de Saúde, Adesão ao tratamento medicamentoso e questões relacionadas a vulnerabilidade.

Downloads

Publicado

2017-09-14

Como Citar

Lenkner, F., & Zuge, S. S. (2017). VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO EXTRACURRICULAR NO AMBIENTE HOSPITALAR. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 2, e15248. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/15248

Edição

Seção

ACV Resumos