EFICÁCIA DA TERAPIA MEDICAMENTOSA DE PACIENTES DIAGNÓSTICADOS COM DEPRESSÃO NO MEIO RURAL
Resumo
Introdução: a depressão tem sido tema frequente na área da saúde nas últimas décadas, avaliada como um transtorno com alta prevalência, precisa ter seu tratamento realizado corretamente. Objetivo: avaliar a eficácia da terapia medicamentosa em pacientes adultos da zona rural de Guaraciaba/SC. Método: estudo descritivo-exploratório, com delineamento quantitativo. A pesquisa realizou-se em uma zona rural de Guaraciaba/SC, participaram 90 pessoas com idade acima de 20 anos. O instrumento utilizado para a pesquisa contemplou: 1) características sócio-demográficas, econômico e clínico; 2) Escala de Depressão de Beck, em escala likert e a Escala de Adesão Terapêutica de Morisky - MMAS. O projeto de pesquisa passou pela aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Oeste de Santa Catarina, sendo registrado por meio da Plataforma Brasil. Resultados: A partir da classificação do nível de depressão em pessoas do meio rural, foi possível identificar que o tratamento foi eficaz em 26 pessoas (nenhuma depressão) e 12 pessoas (depressão leve). No entanto, a maior prevalência de casos foi de depressão moderada e grave. Das quais, 21 pessoas apresentavam depressão moderada e 31 pessoas apresentavam depressão grave. Conclusão: acredita-se que os resultados deste estudo
visam à importância do profissional estar em constante inovação/qualificação para prestar um atendimento diferenciado com enfoque em ações de promoção e prevenção a essas pessoas com transtornos depressivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.