EFEITOS DO STEP TRAINING NA FREQUÊNCIA CARDÍACA E PRESSÃO ARTERIAL: UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Neste estudo, será relatado os casos de duas acadêmicas do curso de Educação Física da Unoesc/SMO, que participaram de uma aula de step training, com aferição da pressão arterial em repouso e durante a recuperação. Também foi verificada a frequência cardíaca antes, durante e depois da atividade realizada. Essa atividade interdisciplinar nos possibilitou compreender como o organismo reage às alterações provacadas na frequência cardíaca e pressão arterial por meio de um exercício físico. E que é possível, por meio da integração de dois conteúdos dos componentes de Fisiologia Geral e Teoria e Metodologia do Ensino da Ginástica, levar uma proposta diferente de aula, para o âmbito escolar.Downloads
Referências
CARVALHO, Michel Ranmerson Moraes de; SILVA, Patricia Quaresma da; PEREIRA, Rodolfo Moura. Frequência cardíaca de repouso em estudantes de Educação Física praticantes e não praticantes de atividade física. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, 2016. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd212/frequencia-cardiaca-de-repouso-em-estudantes.htm>. Acesso em: 14 Mar. 2017.
MCARDLE, Willian D.; KATCH, Frank I.; KATCH, Victor L. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan LTDA, 2011.
PLOWMAN, Sharon A.; SMITH, Denise L. Fisiologia do Exercício para Saúde, Aptidão e Desempenho. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
SILVA, Alisson Gomes da; VIEIRA, Cláudio Augusto Gonçalves de Araújo; RODRIGUES, Vinícius Dias. Pressão arterial: uma breve revisão. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd154/pressao-arterial-uma-breve-revisao.htm>. Acesso em: 20 Jul. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.