REFLEXÕES SOBRE VISITA DOMICILIAR: ESTRATÉGIA PARA O CUIDADO QUALIFICADO E INTEGRAL DE INDIVÍDUOS E FAMÍLIAS
Resumo
A visita domiciliar desenvolvida no contexto da Estratégia de Saúde da Família engloba modalidades da atenção essenciais para a garantia da integralidade e da intersubjetividade, inerentes à humanização e ao cuidado, com foco no indivíduo no indivíduo e na família. Assim, este artigo tem o objetivo de apresentar reflexões sobre a vivência de acadêmicos de Enfermagem sobre visita domiciliar na Estratégia Saúde da Família . A cada VD os acadêmicos de Enfermagem juntamente com o professor, tem a responsabilidade em observar/conhecer a realidade em que se insere o paciente e o núcleo familiar a qual pertence, ampliando o olhar ao ser cuidado, considerando-o sua integralidade. Assim, tem se a possibilidade de desenvolver um cuidado individualizado, baseado nas reais necessidades dos pacientes. Assim, as VD realizadas pelos acadêmicos de Enfermagem mostram-se de grande valia durante os estágios nas ESF, pois, por meio destas práticas, é possível criar uma relação efetiva e de maior proximidade com os pacientes e familiares, além de identificar e compreender as situações de vulnerabilidade e os riscos sociais os quais estão expostos.
Palavras-chave: Visita Domiciliar. Estratégia de Saúde da Família. Assistência de Enfermagem.
Downloads
Referências
ACIOLI, S. et al. Práticas de cuidado: o papel do enfermeiro na atenção básica. Rev Enferm. UERJ, Rio de Janeiro, v. 22, n. 5, p. 637-642, 2014.
ALBUQUERQUE, A. B. B.; BOSI, M. L. M. Visita domiciliar no âmbito da Estratégia Saúde da Família: percepções de usuários no município de Fortaleza, Ceará, Brasil. Cad. Saúde Pública, v. 25, n. 5, p. 1103-1112, 2009.
BRITO, M. J. M. et al. Atenção domiciliar na estruturação da rede de atenção à saúde: trilhando os caminhos da integralidade. Esc. Anna Nery, v. 17, n. 4, p. 603-610, 2013.
EGRY, E. Y.; FONSECA, R. M. G. S. A família, a visita domiciliária e a enfermagem: revisitando o processo de trabalho da enfermagem em saúde coletiva. Rev Esc Enferm. USP, v. 34, n. 3, p. 233-239, 2000.
KEBIAN, L. V. A.; ACIOLI, S. A visita domiciliar de enfermeiros e agentes comunitários de saúde da Estratégia Saúde da Família. Rev Eletr Enferm., v. 16, n. 1, p. 161-169, 2014.
LOPES, W. O.; SAUPE, R.; MASSAROLI, A. Visita domiciliar: tecnologia para o cuidado, o ensino e a pesquisa. Ciênc Cuid Saúde, v. 7, n. 2, p. 241-247, 2008.
REINALDO, A. M. S.; ROCHA, R. M. Visita domiciliar de enfermagem em saúde mental: ideias para hoje e amanhã. Rev Eletr Enferm., v. 4, n. 2, p. 36-41, 2002.
SANTOS, E. M.; MORAIS, S. H. G. A visita domiciliar na estratégia saúde da família: percepção de enfermeiros. Cogitare Enferm., v. 16, n. 3, p. 492-497, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.