REFLEXÕES SOBRE VISITA DOMICILIAR: ESTRATÉGIA PARA O CUIDADO QUALIFICADO E INTEGRAL DE INDIVÍDUOS E FAMÍLIAS

Autores

  • Erika Eberlline Pacheco dos Santos Mestra em Enfermagem. Professora do curso de Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus São Miguel do Oeste.
  • Cláudia Bruna Perin Acadêmica da 9ª fase do curso de Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Débora Calza Acadêmica da 9ª fase do curso de Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Dercilene de Azevedo Acadêmica da 9ª fase do curso de Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Suzi Sinara Zambenedetti de Oliveira Acadêmica da 9ª fase do curso de Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Camila Amthauer

Resumo

A visita domiciliar desenvolvida no contexto da Estratégia de Saúde da Família engloba modalidades da atenção essenciais para a garantia da integralidade e da intersubjetividade, inerentes à humanização e ao cuidado, com foco no indivíduo no indivíduo e na família. Assim, este artigo tem o objetivo de apresentar reflexões sobre a vivência de acadêmicos de Enfermagem sobre visita domiciliar na Estratégia Saúde da Família . A cada VD os acadêmicos de Enfermagem juntamente com o professor, tem a responsabilidade em observar/conhecer a realidade em que se insere o paciente e o núcleo familiar a qual pertence, ampliando o olhar ao ser cuidado, considerando-o sua integralidade. Assim, tem se a possibilidade de desenvolver um cuidado individualizado, baseado nas reais necessidades dos pacientes. Assim, as VD realizadas pelos acadêmicos de Enfermagem mostram-se de grande valia durante os estágios nas ESF, pois, por meio destas práticas, é possível criar uma relação efetiva e de maior proximidade com os pacientes e familiares, além de identificar e compreender as situações de vulnerabilidade e os riscos sociais os quais estão expostos.
Palavras-chave: Visita Domiciliar. Estratégia de Saúde da Família. Assistência de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Amthauer

Doutoranda em Enfermagem. Professora do curso de Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina

Referências

ACIOLI, S. et al. Práticas de cuidado: o papel do enfermeiro na atenção básica. Rev Enferm. UERJ, Rio de Janeiro, v. 22, n. 5, p. 637-642, 2014.

ALBUQUERQUE, A. B. B.; BOSI, M. L. M. Visita domiciliar no âmbito da Estratégia Saúde da Família: percepções de usuários no município de Fortaleza, Ceará, Brasil. Cad. Saúde Pública, v. 25, n. 5, p. 1103-1112, 2009.

BRITO, M. J. M. et al. Atenção domiciliar na estruturação da rede de atenção à saúde: trilhando os caminhos da integralidade. Esc. Anna Nery, v. 17, n. 4, p. 603-610, 2013.

EGRY, E. Y.; FONSECA, R. M. G. S. A família, a visita domiciliária e a enfermagem: revisitando o processo de trabalho da enfermagem em saúde coletiva. Rev Esc Enferm. USP, v. 34, n. 3, p. 233-239, 2000.

KEBIAN, L. V. A.; ACIOLI, S. A visita domiciliar de enfermeiros e agentes comunitários de saúde da Estratégia Saúde da Família. Rev Eletr Enferm., v. 16, n. 1, p. 161-169, 2014.

LOPES, W. O.; SAUPE, R.; MASSAROLI, A. Visita domiciliar: tecnologia para o cuidado, o ensino e a pesquisa. Ciênc Cuid Saúde, v. 7, n. 2, p. 241-247, 2008.

REINALDO, A. M. S.; ROCHA, R. M. Visita domiciliar de enfermagem em saúde mental: ideias para hoje e amanhã. Rev Eletr Enferm., v. 4, n. 2, p. 36-41, 2002.

SANTOS, E. M.; MORAIS, S. H. G. A visita domiciliar na estratégia saúde da família: percepção de enfermeiros. Cogitare Enferm., v. 16, n. 3, p. 492-497, 2011.

Downloads

Publicado

2017-07-27

Como Citar

Santos, E. E. P. dos, Perin, C. B., Calza, D., de Azevedo, D., de Oliveira, S. S. Z., & Amthauer, C. (2017). REFLEXÕES SOBRE VISITA DOMICILIAR: ESTRATÉGIA PARA O CUIDADO QUALIFICADO E INTEGRAL DE INDIVÍDUOS E FAMÍLIAS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 2, e14084. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/14084

Edição

Seção

ACV Artigos