VISITAS DOMICILIÁRIAS COMO FERRAMENTA PARA QUALIFICAR A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA
Resumo
Introdução: As visitas domiciliárias (VD) constituem ferramenta importante para a atenção à saúde do indivíduo, família e comunidade, possibilitando o conhecimento da realidade e o fortalecimento de vínculo entre profissional/indivíduo/família. A VD auxilia o enfermeiro em sua atuação na promoção de saúde, prevenção de agravos, tratamento e reabilitação. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicos de Enfermagem na realização de VD durante estágio em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF). Método: Relato de experiência de acadêmicos de Enfermagem da UNOESC, Campus de São Miguel do Oeste (SC), sobre sua vivência na realização de VD’s na ESF. A atividade aconteceu durante o Estágio Supervisionado II de Saúde Coletiva, no mês de abril de 2017. Acompanhavam as VD’s as acadêmicas, cirurgiã-dentista e agente comunitária de saúde, sendo realizadas com indivíduos e famílias em maiores vulnerabilidades. Na oportunidade, foi possível fazer orientações sobre a situação de saúde e a escuta ativa dos pacientes. Resultados: A realização da VD contribui para a aprendizagem e criação de vínculo, permitindo a construção de um espaço para o diálogo e esclarecimento de dúvidas existentes, de acordo com a realidade em que cada família vive.
Considerações finais: A VD proporcionou maior conforto e vínculo entre profissionais da saúde, acadêmicos e pacientes, além da aproximação com a realidade a qual o paciente se insere, permitindo pensar em ações direcionadas às reais necessidades do mesmo, de modo a buscar a integração e continuidade destas ações desempenhadas na comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.