EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA COMO PRÁXIS TRANSFORMADORA DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
Resumo
Introdução: A escola tem representado um importante local para o encontro entre saúde e educação. A educação em saúde na escola representa um mecanismo articulado de esforços entre educadores e profissionais da saúde, orientados para o melhoramento das condições de saúde da comunidade escolar. Objetivo: Relatar a atividade de educação em saúde na escola desenvolvida com alunos da educação infantil de escolas municipais. Método: Relato de experiência de atividades de educação em saúde, desenvolvidas por acadêmicas de Enfermagem da UNOESC, durante as aulas práticas de Saúde Coletiva, na Estratégia de Saúde da Família, no mês de outubro de 2016. Os assuntos abordados foram tracoma, hanseníase e verminose, em detrimento de uma campanha municipal, vinculada à Secretaria de Saúde e à Vigilância Epidemiológica. Foram utilizados cartazes ilustrativos e realizadas dinâmicas educativas com os alunos. Resultados: A atividade proporcionou maior conhecimento e entendimento acerca da transmissão, prevenção e tratamento do tracoma, hanseníase e verminose, bem como os cuidados necessários para evitar estas doenças. Houve interesse dos alunos, que participaram ativamente das atividades, possibilitando um espaço para troca de experiências. Considerações finais: A
educação em saúde é uma práxis transformadora de modos de pensar e viver. A consolidação destas práticas na escola requer iniciativas interdisciplinares desenvolvidas a partir do conhecimento da realidade a qual se trabalha, identificando os reais problemas e soluções viáveis para o contexto em que vive cada indivíduo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.